Montadoras mostram novos carros elétricos em evento em São Paulo

Jornal do Carro

 

Termina neste último sábado (3) o Veículo Elétrico Latino-Americano (VE), feira também conhecida como Salão da Mobilidade Elétrica. O evento – aberto no Expo Center Norte, na capital paulista – apresenta as principais tendências e novidades da eletromobilidade. As exposições contemplam desde carros, motos e ônibus elétricos até a exposição de temas, por meio de debates, como expectativas e infraestrutura, bem como ações ao público presente.

 

“No VE, o visitante pôde conhecer produtos e serviços, como veículos elétricos, estações de recarga ou soluções de compartilhamento, por exemplo. Já o C-Move, realizado em paralelo ao Salão do VE, aprofundou o tema por meio de apresentações de especialistas no assunto, bem como troca de experiências com congressistas e palestrantes”, afirma Ricardo Guggisberg. Ele é presidente da MES Eventos, organizadora do VE e do C-Move.

 

Carros, motos e ônibus

 

Dentre exposições e novidades de produtos e serviços baseados em eletromobilidade, como carregadores automotivos, por exemplo, tem espaço para test-drive e ride. Lá, o público pode, por exemplo, conferir de perto modelos de marcas como Audi, Fiat, Lexus, Toyota, entre outras. Esta última, a princípio, levou (apenas para demonstração) o RAV4 híbrido plug-in. Nele, a combinação entre motor elétrico e outro a combustão são capazes de gerar 306 cv.

 

A Osten Group trouxe ao seu estande modelos como BMW iX e o Tesla Model S Plaid. A JAC também marca presença com toda a sua gama, entre eles, E-JS4 e E-J7. Tem, ainda dois ônibus da Marcopolo e motos elétricas da Shineray, Cicloway, Davinci, FlipOn, Muuv, Voltz, Kappak, Magias Italiane, MotoChef e Riba.

 

E para que os presentes possam sentir, na prática, como é dirigir um carro elétrico, a Volvo – apesar de não ter estande na feira – disponibiliza tanto o XC40 quando o C40. O SUV e o SUV-cupê têm autonomia superior a 400 km e possibilidade de recarregar até 80% da bateria em pouco mais de meia hora. Para isso, requer carregadores de alta tensão, com 150 kW.

 

Por falar em tempo de recarga, a princípio, uma das empresas que marcam presença no Salão VE é a Raízen, empresa licenciada da Shell. Seu estande destaca uma estação de recarga rápida para veículos elétricos, a Shell Recharge. Os carregadores, de 50 kW e 150 kW, têm capacidade de recarregar as baterias em até 35 minutos, com energia de fonte renovável.

 

Projeções

 

De acordo com previsões da indústria, até 2030, 50% dos veículos leves mundiais devem ser elétricos. No Brasil, que tinha apenas 117 veículos elétricos na frota circulante em 2012, hoje já ultrapassou as 100 mil unidades. Até por falta de informação do público comprador, a evolução da eletromobilidade ainda é tímida. E é justamente para debater esse tema que o Salão VE, desse modo, vem tomando cada vez mais espaço e, inclusive, se destacando frente ao finado Salão do Automóvel de São Paulo.

 

Em 2021, o VE recebeu 4,3 mil visitantes e contou com mais de 40 empresas expositoras. Enquanto isso, o C-Move teve a participação de 130 especialistas, 27 horas de conteúdo e 300 congressistas. A expectativa para o fechamento de 2022, segundo Guggisberg, é receber 8.000 visitantes no espaço com cerca de 60 expositores. (Jornal do Carro)