Truck & Bus Builder América do Sul
A indústria automobilística brasileira registrou em agosto a venda de 12.301 caminhões, com crescimento de 8,61% sobre as 11.326 unidades vendidas em julho, mas com retração de 1,48% sobre o volume de 12.650 registrado em 2021, conforme dados divulgados pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No total acumulado durante ano, as vendas atingiram 80.933 unidades, com redução de 1,48% em comparação com aos 82.146 veículos vendidos de janeiro a agosto de 2021.
No segmento de ônibus, foram licenciadas 2.050 unidades, com aumento de 26,23% em relação às 1.621 unidades vendidas em agosto do ano passado e de 31,33% em comparação com o volume de 1.561 veículos vendidos em julho de 2022. Em vendas acumuladas, de janeiro a agosto fora 12.799 veículos, com alta de 2,44% sobre os 12.494 ônibus vendidos em igual período de 2021.
Os segmentos de caminhões e de ônibus mantiveram o mesmo cenário dos últimos meses, com pequena vantagem da Volkswagen Caminhões e Ônibus sobre a Mercedes-Benz no segmento de caminhões e domínio absoluto da Mercedes-Benz em vendas de ônibus. Em caminhões, a vantagem da VWCO é de apenas 1,93% (23.622 unidades (29,19% de participação), contra 22.059 unidades (27,26%) da Mercedes-Benz)29,19%. Em ônibus, a Mercedes-Benz possui vantagem de 31,97% sobre a Volkswagen (6.888 unidades e 53,81% de participação de mercado contra 2.796 unidades e 21,84% da VW).
Enquanto Volkswagen Caminhões e Ônibus e Mercedes-Benz dividem liderança do mercado, a Volvo e a DAF lutam pelo título de caminhão mais vendido do mercado brasileiro. Nos últimos meses essa disputa é mantida pelas duas marcas, com vantagem para o modelo Volvo FH 540 que, de janeiro a agosto deste ano, vendeu 5.381 unidades, seguido pelo DAF XF que mantém a vice-liderança, com 4.011 unidades, seguido pelo VW Delivery 11.180 na terceira posição, com 3.812 unidades. (Truck & Bus Builder América do Sul)