Jornal do Carro
Num mercado em que uma picape – a Fiat Strada – se tornou líder de vendas entre automóveis e comerciais leves, as montadoras, claro, passaram a dar mais atenção ao segmento. Seja de pequeno, médio ou grande porte, o fato é que as picapes já representam cerca de 17% dos emplacamentos totais registrados no País – ante 11% há dez anos. De olho nisso, a General Motors tem na manga três modelos da Chevrolet que chegarão a partir de 2023.
Durante a 45ª Expointer, feira agropecuária que acontece no Rio Grande do Sul até domingo (4), a GM voltou a confirmar a nova geração da Montana com lançamento no início de 2023. Também anunciou que a atual S10 ganhará nova versão de acabamento. E, por fim, que a grandalhona Silverado desembarca no País no último trimestre do ano que vem. Ela virá importada para concorrer diretamente com a RAM 1500, hoje sem concorrente no País.
“A Chevrolet tem longa tradição em picapes e nosso plano é ter as melhores opções para o consumidor. Montana, S10 e Silverado são modelos de tamanho e proposta complementares, por isso, estamos preparando novidades para cada uma delas em 2023”, diz Rodrigo Fioco, diretor de marketing de produto General Motors América do Sul. Com estes três produtos, a Chevrolet quer ser será a única marca com representantes em três categorias de picapes.
Nova Montana mira a Fiat Toro
Embora esteja circulando pelas ruas, a Chevrolet mantém segredo sobre a nova Montana. Maior que na geração anterior, ela terá a base modular de Onix e Onix Plus, e do SUV Tracker. Assim, terá os mesmos motores turbo. Ou seja, o 1.0 turbo flex de até 116 cv com etanol e o 1.2 turbo flex de até 133 cv e 21,4 mkgf de torque – este último disponível no Tracker.
Com mecânica moderna e várias outras tecnologias, a nova Chevrolet Montana vai tentar acabar com o reinado da Fiat Toro, que deixa a Renault Oroch para trás desde a estreia, em 2016. Para isso, poderá receber, por exemplo, atualizações “pelo ar”, tal como os carros da Tesla. Isso dispensará a ida à concessionária para “baixar” o software com novos recursos.
Outro ponto que já sabemos é que a nova Montana terá central multimídia e painel de instrumentos (10,25″ cada) em uma única peça. Ou seja, terá o painel do novo Tracker RS, à venda na China.
Silverado virá do México peitar a RAM
Conforme antecipado pelo Jornal do Carro no fim de julho, a Chevrolet trará a nova Silverado ao Brasil em outubro de 2023. Importada do México, a grandalhona terá o motor 6.2 V8 a gasolina do esportivo Camaro, com 420 cv de potência e 63 mkgf de torque. O câmbio é automático de 10 velocidades. E a tração, claro, é 4×4.
Ainda não está definido, mas acredita-se que a GM vai trazer ao Brasil a Silverado nas configurações Z71 e High Country. Além disso, ela virá com cabine dupla, ao contrário do modelo que foi vendido no Brasil há cerca de 20 anos (foto abaixo) – e que tinha cabine simples. Na nova geração, a picape tem 5,91 metros de comprimento e 3,74 m de entre-eixos.
Entre os equipamentos, ela conta com câmeras por todos os lados, telas de alta resolução para quadro de instrumentos e a multimídia, saídas de ar-condicionado traseiras, várias portas USB, revestimento com material que imita couro e assistentes de condução semiautônoma. Este último tem até câmera interna para monitorar as reações do motorista. Ou seja, caso os olhos não estejam na estrada, emite alerta sonoro e o sistema desliga sozinho.
Com tanto conteúdo, os preços devem acompanhar os modelos da RAM. Mesmo com o acordo comercial entre Brasil e o México, que isenta os veículos de taxa de importação, não dá para esperar valores muito diferentes do que é praticado pela RAM 1500, que custa R$ 456.990.
S10
Já a S10, que concorre com Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e companhia, dispensa apresentações. Com preços entre R$ 243.720 e R$ 313.190, a picape média tem cinco configurações disponíveis e é bastante tradicional por aqui. São elas: LS, LT, Z71, LTZ e High Country. A GM, no entanto, ainda não dá qualquer indício sobre a chegada da nova geração. A princípio, deve estrear no Brasil só em 2024, com a frente da nova Colorado.
Por ora, a picape média oferece controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além dos assistentes de partida em rampas e de descida. Além disso, vem de série com 6 airbags e alerta de pressão dos pneus. Entretanto, a versão básica sequer tem central multimídia. O comprador deve se contentar com rádio MP3 com Bluetooth e entrada USB. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)