Novo C3 combina estilo e preço agressivo para impulsionar Citroën

AutoIndústria

 

O projeto C-Cubed, da Citroën, uma família de três automóveis previstos para o mercado brasileiro até 2024, tem seu primeiro produto nas ruas. A partir desta terça-feira, 30, a rede de concessionárias da marca começa a vender a terceira geração do C3, que do hatch fabricado aqui entre 2012 e 2021 herdou apenas o nome e o local de fabricação, a planta de Porto Real, RJ.

 

O Novo C3, já é produzido e vendido desde o fim do primeiro semestre na Índia, outro mercado que balizou seu desenvolvimento que, segundo a marca – a exemplo dos dois outros futuros veículos que serão apresentados em 2023 e 2024 – atende às preferências e características dos consumidores não só desses países, mas também das regiões.

 

Quem olha o Novo C3 identifica rapidamente o que a Citroën quer dizer como atender as “preferências” dos consumidores brasileiros. Sua carroceria claramente remete aos utilitários esportivos, seja pela altura total, o capô pronunciado ou mesmo, ângulo de entrada e saída ou mesmo a altura livre do solo.

 

A Citroën, assim, não se furta, com boa dose de razão, a afirmar que o hatch tem uma “atitude SUV”. Fora os mais puristas e entendidos, é muito provável que a quase totalidade dos consumidores verá no C3, de fato, uma versão compacta de utilitário esportivo, segmento que hoje responde por praticamente um a cada dois automóveis de passeio vendidos no Brasil.

 

Ainda assim, na hora de identificar os potenciais concorrentes do Novo C3, Vanessa Castanho, diretora da marca, prefere apontar modelos hatch “B”, como Chevrolet Onix ou Hyundai, e exibir valores abaixo da média dos adversários e que farão o consumidor ponderar bastante no momento de escolher qual veículo levará para sua garagem.

 

Os preços sugeridos pela Citroën partem de R$ 69 mil e R$ 84 mil, a depender da versão de acabamento e motorização.  São quatro no total, duas com motor 1.0 flex de 75 cavalos (Live e Live Pack) e câmbio manual e duas com motor 1.6 flex com opção de transmissão manual (Feel) e automática (Feel Pack).

 

Para colocar um pouco mais de dúvida na cabeça dos potenciais clientes, a marca oferece ainda uma versão especial de lançamento batizada de First Edition, tanto com motor 1.0 quanto com 1.6. Repleta de itens estéticos que poderão ser adquiridos nas demais opções apenas como acessórios ou opcionais, será limitada a 2 mil unidades e preços definidos em Novo Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 84 mil e R$ 98 mil, respectivamente.

 

Internamente, merecem destaque o bom espaço para todos os ocupantes e o porta-malas, compatível com o segmento. O desenho do painel, porém, não prega nenhuma revolução, ao contrário: simples, predominam linhas retas, sem rebuscamentos. Destaque para o quadro de instrumentos digital e, especialmente, para o multimidia de 10 polegadas wide screen.

 

Preços

 

Novo Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990

Novo Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990

Novo Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990

Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990

Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990

 

Os revestimentos internos e a oferta de itens de série comprovam que não há milagres para compor preços mais acessíveis. O conjunto passa longe do que se via no pioneiro C3 nacional.  Ar-condicionado, assistente de partida em rampa e direção elétrica estão disponíveis desde a versão de entrada, mas que só conta com vidros elétricos nas portas dianteiras.

 

Limpador e lavador de vidros traseiros são de série apenas a partir da Live Pack, versão que sai de fábrica já com o multimidia e chave com telecomando. A topo Feel Pack   tem a exclusividade do câmbio automático, além de câmera de ré, rodas diamantadas e volante revestido em couro. (AutoIndústria/George Guimarães)