Blog do Caminhoneiro
Com metas ambiciosas no quesito da sustentabilidade, a Ambipar, multinacional brasileira especializada em gestão ambiental, anunciou a aquisição de uma frota de caminhões Scania R 410 6×2 movidos com gás natural comprimido (GNC).
De acordo com a empresa, o investimento de R$ 30 milhões nos novos veículos faz parte do Projeto Corredor Sustentável, que dá início à mudança da matriz energética de sua frota para fontes renováveis e mais limpas, com a inclusão, em larga escala, de caminhões movidos a GNC.
Dentro desse projeto, a Ambipar pretende substituir gradativamente sua frota de caminhões diesel por modelos movidos com combustíveis renováveis, eliminando completamente o uso de combustíveis fósseis até 2040.
“Queremos ampliar cada vez mais nossa agenda ESG e o Corredor Sustentável chega para fortalecer este propósito. Temos sim uma meta robusta, que é ter 100% da nossa frota de veículos com matriz energética mais limpa até 2040. Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente”, disse Hélio José Branco Matias, Diretor na Ambipar.
O projeto começou a ser implantado em 2021, quando a empresa realizou um estudo com o inventário de emissões de gases do efeito estufa em suas operações. Esse estudo mostrou que a atividade logística, em especial os caminhões, era grande fonte de emissões. (Blog do Caminhoneiro)