VW passa GM na primeira quinzena de agosto

AutoIndústria

 

Vice-líder no ano passado, a Volkswagen perdeu o posto para a General Motors no acumulado até julho deste ano em função de ter tido proporcionalmente mais problemas com falta de semicondutores ao longo do período. No balanço da primeira quinzena de agosto, contudo, a marca alemã superou com pequena margem a Chevrolet, reassumindo, mesmo que provisoriamente, o segundo lugar no ranking do setor.

 

Nos primeiros 15 dias do mês, conforme dados fornecidos por uma fonte do varejo automotivo, a Fiat seguiu firme na liderança, com 17.204 emplacamentos e participação de 22,4% no mercado de automóveis e comerciais leves.

 

A Volkswagen vem na sequência, com 13.963 licenciamentos e fatia de 18,2%, seguida bem de perto pela GM, com 13.711 unidades e penetração de 17,9%. Em julho, a Chevrolet respondeu por 16,5% das vendas e a VW ficou bem próxima, com 16,3%. No acumulado do ano, a diferença é um pouco maior – 14 e 12,4%, respectivamente.

 

A Toyota, quarta colocada, dominou 9,4% do mercado de veículos leves nos primeiros 15 dias de agosto. O ranking das dez marcas mais vendidas no País é complementada pela Hyundai, Jeep, Renault, Nissan, Honda e Peugeot.

 

No que diz respeito aos modelos, a Fiat Strada – que perdeu a liderança para o VW Gol no mês passado – voltou ao topo do ranking na quinzena, com 5.643 emplacamentos. O veterano da marca alemã, contudo, teve volume bem próximo de venda (5.276). Na sequência vêm o Chevrolet Onix (4,6 mil unidades), Hyundai HB20 (3,8 mil) e Onix Plus (3,6 mil).

 

As vendas de automóveis e comerciais leves atingiram total de 76,8 mil unidades na primeira quinzena de agosto, com estabilidade em relação ao mesmo período de julho. No acumulado do ano, o mercado de veículos leves, com pouco mais de 1,1 milhão de emplacamentos, registra queda de 12% sobre o período de 1º de janeiro a 15 de agosto de 2021 (1,25 milhão de unidades). (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)