Mobilidade elétrica une Jaguar Land Rover e Vibra

AutoIndústria

 

A participação dos veículos elétricos no Brasil ainda é bastante tímida e a maioria dos fabricantes locais acredita que esse tipo de veículo não vai chegar a prevalecer no País, devido ao potencial local de explorar o etanol em modelos híbridos. Não vêm faltando, contudo, ações na área de infraestrutura para garantir o abastecimento dos elétricos por aqui.

 

Nesta quarta-feira, 10, a Jaguar Land Rover e a Vibra, empresa líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, anunciaram a assinatura de memorando de entendimento para desenvolver projetos e novos negócios relacionados à mobilidade elétrica no Brasil.

 

As prioridades iniciais incluem a troca de experiências para implementação da rede de eletropostos da Vibra em Postos Petrobras. Alexandre Tavares, diretor de Gás, Energia e Novos Negócios B2B da Vibra, lembra que entre postos rodoviários e urbanos, a empresa abrange 8 mil unidades em todo o País. “Considerando a nossa capilaridade, estamos investindo para oferecer a melhor experiência em recarga e conveniência aos usuários de veículos elétricos”, afirmou

 

Também nesta quarta-feira, 10, a Elev, empresa que atua em soluções para o universo elétrico, divulgou aumento de 11,2% entre julho e agosto no número de eletropostos em São Paulo, que agora conta com 445 carregadores. É um porcentual importante, mas seu diretor, Ricardo David, diz que ainda é necessário muito investimento para atender adequadamente o potencial da frota de elétricos na cidade e no País.

 

Segundo a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou um total de 4.073 veículos leves eletrificados em junho, totalizando 20.427 no primeiro semestre do ano. Dentre os destaques, o crescimento do número de veículos totalmente elétricos, que somaram 3.395 unidades no período, um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

Entre os próximos dias 1 e 3 de setembro, acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, a 17ª edição do Salão do Veículo Elétrico. Empresa brasileira especializada em mobilidade sustentável e energias renováveis, a Triskel Energy Solutions fará sua estreia no evento com a apresentação do seu portfólio completo de carregadores AC (Corrente Alternada) e DC (Corrente Contínua).

 

Os carregadores AC para carregamentos semirrápidos e rápidos, como em uso residencial ou estacionamento de longa duração, estão disponíveis com potências de 7kW a 43kW. Os carregadores DC, por sua vez, para carregamentos ultrarrápidos como estação de recarga em rodovias, estão disponíveis com plugs CCS 2 e CHAdeMO, com potências de  20kW a 360kW, para atender a todos os tipos de veículos utilitários, ônibus e caminhões. (AutoIndústria)