Porsche Taycan bate novo recorde em Nürburgring

Revista Torque

 

Nunca antes um carro elétrico produzido em série fez uma volta tão rápida em Nürburgring Nordschleife: O piloto de desenvolvimento da Porsche, Lars Kern, levou sete minutos e 33 segundos para fazer uma volta com o Taycan Turbo S. O sedã esportivo foi equipado com o novo kit de performance e o Controle de Chassi Dinâmico Porsche (PDCC) e – com exceção da gaiola de proteção e do banco de competição – era um veículo padrão produzido em série. Não houve desvios na medição de peso do veículo. Um notário verificou o novo tempo recorde no circuito de 20,8 quilômetros na região de Eifel na Alemanha, enquanto o instituto TÜV Rheinland auferiu que o carro utilizado era um veículo produzido em série, sem alterações em seus padrões e configuração.

 

O kit de performance inclui rodas de 21 polegadas do tipo RS-Spyder aprovadas para uso em vias púbicas e pneus esportivos Pirelli P Zero Corsa, agora disponíveis para o Taycan. O composto do pneu é similar ao dos pneus de corrida. Outro elemento do kit de desempenho é uma atualização do software para o Controle de Chassi 4D Porsche, de modo que ele funcione em harmonia com os pneus esportivos. O sistema analisa e sincroniza todos os sistemas do chassi do Taycan em tempo real . “No passado, somente carros superesportivos de pedigree atingiam a faixa de 7:33,” disse Kern. “Com o novo kit de performance, consegui exigir ainda mais do carro. Ele estava ainda mais preciso e respondeu com agilidade.”

 

O kit de performance é oferecido através da Porsche Tequipment. Atualmente, ele está disponível apenas na Alemanha e somente para o ano modelo 2023 do sedã esportivo Taycan Turbo S. A produção desses carros teve início no final de julho de 2022, e espera-se que o kit esteja disponível a partir do fim do ano. O plano é que a instalação dos kits seja realizada depois da entrega inicial do veículo, nas oficinas Porsche em Zuffenhausen. O serviço incluirá também o transporte (ida e volta) para a fábrica, assim os processos legais para registo das modificações. O kit de performance tem preço de €13.377,32, incluindo os impostos. A garantia do produto não será afetada.

 

Os pneus esportivos são projetados principalmente para condução em pista. Desta forma, os compradores poderão retornar aos pneus para uso normal em vias públicas a qualquer momento.

 

“Estamos muito felizes porque o recorde em Nürburgring para carros elétricos voltou para nossas mãos aqui na Porsche,” comentou Kevin Giek, vice-presidente da Linha Modelo Taycan. “Esse tempo de volta não somente mostra o potencial de nosso novo kit de performance, mas também confirma mais uma vez o gene de carro esportivo do Taycan.” A considerável potência do Turbo S, de até 460 kW (625 cv), foi um fator essencial do sucesso. Com o controle de largada ativo, o carro entrega até 560 kW (761 cv). (Revista Torque)