LatBus 2022 reforça foco da indústria brasileira com a eletromobilidade

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Depois de anos sem eventos presenciais, a LatBus 2022, principal feira de transporte urbano da América Latina reuniu alguns dos principais fabricantes do segmento de ônibus do Brasil e destacou o foco de todo o mercado com a sustentabilidade, redução de emissões e eletromobilidade. A produção brasileira vem apresentando crescimento significativo em 2022 nos setores rodoviário, urbano, micro e de veículos escolares e deve fechar o ano com elevação acima dos 30%.

 

As montadoras e fabricantes de chassis apresentaram suas linhas adequadas ao Proconve P8, (equivalente ao Euro 6) e anunciaram para este ano o início de produção de modelos 100% elétricos. A Marcopolo anunciou que iniciou a produção do seu modelo Attivi integral, na unidade de Caxias do Sul, e a Mercedes-Benz também anunciou para até o final deste ano a fabricação do seu modelo de chassi elétrico eO500 U.

 

Segundo a Marcopolo, o objetivo é, até o fim do ano, produzir 30 ônibus elétricos em diferentes configurações que deverão ser testadas em diversas cidades brasileiras. A empresa já produziu mais de 350 ônibus elétricos e híbridos, com chassis fornecidos por montadoras parceiras, em circulação em países como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil.

 

O modelo Marcopolo Attivi tem mais da metade de seus componentes de fornecedores brasileiros, com baterias e alguns componentes eletrônicos importadas da China e de outros países. Desde outubro, o modelo está sendo testado no centro de Santo André, no ABC paulista.

 

A Mercedes-Benz informou que a produção do seu modelo eO500 U será iniciada até o final de 2022. “As primeiras unidades chegam ao mercado ainda esse ano e, assim, a eletromobilidade se torna realidade no portfólio da Mercedes-Benz. E não só para o Brasil, mas também para os mercados de exportação de todo o hemisfério Sul”, explicou Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

A fabricante apresentou também a sua linha Euro 6, com 21 modelos de chassis e até 70 configurações, todos com a tecnologia BlueTec 6. A gama cobre a faixa entre 9 a 70 toneladas de peso bruto total baseada em três novos motores de 163 cv a 449 cv e aptos para rodar com biodiesel e HVO.

 

A Volvo lançou sua linha de chassis de ônibus rodoviários Euro 6, com motores de 380 cv, 420 cv, 460 cv e 510 cv, segundo a marca, mais potentes e 9% mais econômicos em relação à geração anterior. Também apresentou o ônibus elétrico BZL, lançado na Europa em setembro e que está sendo testado no Chile. O modelo, com pacotes de 3, 4 ou 5 baterias, um ou dois motores elétricos e carrocerias de 9 ou 13,3 metros, tem autonomia de até 300 km e possibilidade de recargas rápidas em 6 minutos.

 

Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina, informa que o veículo está em fase de homologação e inicialmente será importado. “Paralelamente estamos desenvolvendo a produção local pois, a partir de 2025 não vamos mais produzir veículos a diesel’, afirma o executivo.

 

A Iveco também apresenta na Lat.Bus um ônibus elétrico produzido na Argentina. Em fase de homologação, o E-Way será vendido primeiro em mercados como Peru e Bolívia e ainda não há prazo para chegar ao Brasil.

 

“No fim de 2023 devemos começar a preparara a rede para a eletrificação”, planeja Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina.

 

A fabricante de Sete Lagoas (MG) apresentou modelos Euro 6, como o Minibus Daily 50-180 e os chassis 10-190 e 17-180 s com tecnologia mais robusta de pós-tratamento, o Hi-SCR, e anunciou que entrará no mercado de gás natural e biometano com os chassis 17-180 G e 17-210 G.

 

O gás é uma das principais aposta da Scania, opção de acionamento contemplada na nova geração de ônibus da marca, destaque da marca no evento. Composta por chassis 4×2, 6×2 e 8×2 com motores de 9 e 13 litros em faixa de potências de 280 cv a 500 cv. Segundo a fabricante, produtos que proporciona consumo de combustível de 8% a 10% menores que os veículos anteriores.

 

Também a encarroçadora Caio Induscar apresentou o E-Millenniun, ônibus elétrico feito sobre um chassi (plataforma) da BYD (com fábrica em Campinas/SP) e que já está à venda. E a Eletra mostrou o seu ônibus E-Trol, com tecnologia inédita no País, movida a bateria e pela rede elétrica aérea, para que os veículos possam ser carregados em movimento. A empresa anunciou que vai fornecer 94 unidades para o BRT ABC, que entrará em operação no fim de 2023. (Truck & Bus Builder América do Sul)