Dow e Yak se unem para produzir baterias para pesados

AutoIndústria

 

A multinacional Dow e a startup catarinense Yak, fabricante de tratores elétricos, anunciam parceria para desenvolver módulos de baterias para veículos pesados. A primeira participa com sua tecnologia de silicones DOWSIL, que atua na proteção dos módulos contra os riscos causados por falhas elétricas e superaquecimento, aumentando a vida útil e a segurança do produto, enquanto a Yak será responsável pelo design

 

“Essa parceria tem grande potencial de revolucionar o segmento e abrir portas para um futuro de veículos eletrificados mais sustentáveis”, comenta Alejandro Boue, gerente de marketing para o mercado de mobilidade e transporte da Dow.

 

João Ozório, CEO e fundador da Yak, destaca a união das duas empresas torna viável a produção de conjuntos de baterias nacionais com excelente custo-benefício.

 

Sobre os tratores elétricos, o executivo destaca entre suas vantagens a redução de 70% de custo com combustível e manutenção, a não emissão de CO2 e a facilidade de uso, por serem mais ergonômicos, silenciosos e não descartarem nenhum tipo de líquido ou fumaça que causem mau cheiro ou prejudiquem o solo.

 

No caso da Dow, a multinacional lembra que a redução de emissões de carbono está alinhada à sus meta de sustentabilidade, que envolve compromisso de até 2030 reduzir as emissões anuais líquidas de carbono em 5 milhões de toneladas. Além disso, a Dow pretende ser neutra em emissões de carbono até 2050, alinhada ao Acordo de Paris.

 

Os silicones da linha DOWSIL são resistentes e eficientes reguladores térmicos e, por possuírem propriedades antichama, possibilitam que as baterias suportem as altas temperaturas que podem ser geradas pelos veículos elétricos. Além dessas vantagens, os silicones ainda possuem propriedade de autoextinção de fogo.

 

A Yak, por sua vez, iniciou operações no estado catarinense em 2018. Sua estratégia de crescimento está pautada em três grandes frentes: tratores para uso industrial e aeroportuário, acumuladores elétricos para o segmento de pesados e tratores para uso agrícola, com uma engenharia própria. (AutoIndústria)