Anfavea diz ver melhora substancial na oferta de semicondutores

CNN Brasil Business

 

A disponibilidade de semicondutores, cuja escassez vem provocando há mais de um ano paradas nas fábricas de automóveis, melhorou substancialmente, informou nesta última sexta-feira (5) a direção da Anfavea, entidade que representa as montadoras.

 

“Temos percebido uma melhora substancial de semicondutores”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço da indústria automotiva relativo a julho, quando a produção mostrou o maior volume dos últimos 20 meses.

 

Ao reiterar a perspectiva de melhora na atividade das montadoras no segundo semestre, o presidente da Anfavea disse que as férias de verão na Europa e nos Estados Unidos, reduzindo sazonalmente, assim, o consumo nesses mercados, podem contribuir a um deslocamento do fluxo de peças para o hemisfério sul.

 

Ao mesmo tempo, os volumes represados pelo fechamento do porto de Xangai, na China, estão sendo retomados mais rápido do que o esperado, salientou Leite.

 

“O setor teve importante aumento no fornecimento de semicondutores e a tendência é que isso continue de maneira crescente. A impressão que temos é de que o pior está ficando para trás”, disse o presidente da Anfavea.

 

Com a melhora da produção, os estoques de veículos chegaram ao maior volume em 25 meses, porém sem suscitar declarações de preocupação por parte da Anfavea.

 

O mercado iniciou agosto com 150 mil unidades à disposição dos consumidores, o suficiente para 25 dias de venda, e 26,1 mil unidades a mais do que o total em estoque nos pátios de fábricas e concessionárias de dois meses atrás.

 

Apesar da melhora na oferta, Leite considerou ser “um grande desafio” alcançar a previsão, refeita no mês passado, que aponta para vendas de 2,14 milhões de veículos neste ano.

 

O ritmo do mercado, que teve no mês passado o melhor resultado do ano (8,7 mil unidades por dia) precisa subir em 13% para o setor chegar a esse resultado. (CNN Brasil Business)