Sem crise: Mercedes-Benz ainda vê demanda maior que oferta

Bloomberg

 

A Mercedes-Benz elevou as perspectivas para 2022, esperando que mais novos modelos a mantenham perto de atender a demanda durante o resto do ano.

 

A montadora apontou para pedidos “sólidos” e demanda “saudável e de alta qualidade” por veículos como o carro-chefe EQS elétrico, ao mesmo tempo em que divulgou resultados do segundo trimestre melhores do que o esperado nesta quarta-feira (27). Uma nova versão SUV do modelo se juntará à linha ainda este ano e ajudará a atrair mais compradores.

 

“Vemos uma demanda saudável em todos os principais mercados”, disse o CEO Ola Kallenius em uma teleconferência com analistas. “Talvez seja o resultado de estar no terceiro ano de restrição artificial da escassez de semicondutores.”

 

A maior montadora de carros de luxo do mundo agora espera que o lucro do grupo seja um pouco maior do que no ano passado, em vez de inalterado, enquanto os retornos da fabricação de automóveis são vistos entre 12% e 14%, um pouco mais alto do que antes.

 

Embora aposte em alguns meses sólidos à frente, a Mercedes conversou com outros grandes fabricantes sobre preocupações com a alta inflação, problemas na cadeia de suprimentos e uma piora da crise de fornecimento de energia na Europa. As montadoras continuam lutando contra a escassez de chips que levou a paralisações generalizadas na produção. A maioria dos fabricantes está vendo sinais de afrouxamento do impasse, embora ainda estejam longe de ter certeza que irão adquirir o suficiente dos componentes de alta tecnologia.

 

Na Mercedes, as entregas caíram 7% durante o segundo trimestre devido à falta de chips e outros desafios logísticos.

 

O que diz a Bloomberg Intelligence:

 

A Mercedes elevou a projeção para 2022 após superar estimativas no segundo trimestre – auxiliada pela produção excedendo entregas – com o segundo semestre definido para se beneficiar da flexibilização das restrições de oferta, demanda reprimida e reconstrução de estoque, embora as perspectivas para 2023 continuem sendo nossa preocupação com os temores de recessão e racionamento de gás. Os carros relataram uma margem Ebit de 14% no segundo trimestre, embora abaixo de 16,5% no primeiro trimestre, permitindo que o guidance de margem fosse elevado para 12% a 14% (de 11,5% a 13%) com consenso já no topo.

 

Lotes de revendedores vazios permitiram que as montadoras abolissem os descontos típicos e os preços dos veículos usados também dispararam. A Mercedes, como outras montadoras, priorizou a produção de seus modelos mais lucrativos, uma estratégia que também está alinhada com a mudança da empresa para carros mais sofisticados para rivalizar com a líder elétrica Tesla.

 

A Mercedes também tomou outras medidas para manter suas operações em funcionamento devido à ameaça de racionamento de gás na Alemanha, depois que a decisão da Rússia de cortar o fornecimento através de um importante oleoduto do Mar Báltico levantou temores de uma interrupção abrupta das entregas durante o inverno. A fábrica de Sindelfingen, onde a empresa faz os sofisticados Classe S e Maybach, agora pode funcionar sem gás natural, combustível normalmente usado nas operações de pintura da montadora.

 

“Podemos, em algumas circunstâncias, substituir o gás por petróleo e também estamos analisando um pacote de medidas de eficiência”, disse Kallenius em entrevista à Bloomberg Television. “Estamos nos preparando para algumas incertezas, para cenários e tentando tornar nossas operações mais resilientes.”

 

Caso o gás se torne escasso, a empresa poderá continuar a operação plena com metade de seu fornecimento habitual se as autoridades alemãs permitirem que ela agrupe o combustível entre as usinas do país. Isso implicaria dar crédito à empresa por reduzir o uso de gás em suas fábricas de Stuttgart, por exemplo, e não pedir um corte no consumo em sua fábrica de Bremen, mesmo que não haja compartilhamento físico de fornecimento de gás entre as instalações. (Bloomberg/William Wilkes)