Volkswagen Caminhões e Ônibus supera os 30 milhões de quilômetros em testes

Portal Rádio Ônibus

 

Com seu centro de desenvolvimento sediado no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus concentra nas ruas e estradas do país todos os seus testes de durabilidade em vias públicas. Ao longo dos últimos 25 anos, quando inaugurou sua unidade de pesquisa junto com a fábrica em Resende (RJ), já são mais de 30 milhões de quilômetros percorridos. E este é apenas um dos tipos de avaliações que a montadora emprega para validar e certificar seus novos veículos. Ao todo, são mais de 300 diferentes testes.

 

Altitude, clima, interferências eletromagnéticas, resistência à água ou colisões, exposição ao tempo, tipos de terreno, análises estruturais em bancada, entre muitos outros: o arsenal é muito vasto e a decisão sobre quais simulações desempenhar varia a cada projeto. Uma das novidades da VWCO para fazer frente às novas tendências da indústria é uma central específica para testes de software, com o aumento crescente da tecnologia embarcada nos caminhões e ônibus VW.

 

“Temos um centro de excelência na nossa fábrica em Resende, de onde desenvolvemos, testamos e produzimos cada modelo nosso que vai chegar a um dos mais de 30 países em que estamos presentes. Contamos com uma equipe de especialistas com mais de 500 profissionais envolvidos nessa dinâmica para oferecer a melhor solução em custo-benefício ao nosso cliente”, reforça Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Inteligência de dados

 

A montadora também tem intensificado seus investimentos em campanhas de aquisição de dados durante as rodagens com os protótipos. Assim retroalimenta o sistema de desenvolvimento e torna mais eficientes os modelos matemáticos que embasam a criação de novos veículos e suas simulações virtuais.

 

Em um lançamento recente, por exemplo, instalou mais de 300 pontos de monitoramento em protótipos com essa finalidade. Sensores e instrumentos especiais são instalados em todo o veículo, submetido às mais adversas condições de rodagem, seja em operação real, pistas especiais, estradas ou no campo de provas da VWCO, em Resende.

 

Situações extremas

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus expõe seus veículos a condições extremamente severas para validar cada característica e componente. De altitudes de 5.200 metros – sem nada equivalente no Brasil – a temperaturas de -18°C ou até +50°C, nada fica de fora. Os veículos rodam até mesmo em neve para avaliar o comportamento em terrenos de baixo atrito ou são submetidos à imersão em água para simular tráfego em áreas de alagamento.

 

No crash test, se comprova a segurança. No cab shake, a cabine é submetida a movimentos abruptos em teste de laboratório. É feita simulação de amassamento do habitáculo e até mesmo de basculamento. O veículo passa por ensaios de envelhecimento térmico em câmara climática, que promove altas e baixas abruptas de temperatura e umidade. Tudo para aferir o padrão de qualidade, segurança, conforto e economia dos caminhões e ônibus Volkswagen. (Portal Rádio Ônibus)