Ford planeja ritmo anual de 600 mil elétricos até fim de 2023

Folha de Pernambuco

 

Incentivada pela demanda de veículos elétricos, a Ford anunciou uma série de iniciativas para garantir suprimentos e matérias-primas para viabilizar sua meta. A marca quer atingir um ritmo anual de 600 mil veículos elétricos até o final de 2023 e mais de 2 milhões até o fim de 2026.

 

O planejamento da Ford é com os seguintes modelos:

 

270.000 Mustang Mach-E para a América do Norte, Europa e China;

150.000 F-150 Lightning para a América do Norte;

150.000 Transit elétricas para a América do Norte e Europa;

30.000 unidades de um novo SUV para a Europa, cuja produção aumentará significativamente em 2024.

 

A Ford vai investir mais de US$ 50 bilhões (R$ 273 bilhões, na conversão direta) em veículos elétricos até 2026. Vale lembrar que a marca já anunciou planos de atingir pelo menos 50% de sua produção global de veículos elétricos até 2030. Até 2050, a meta é neutralidade global de carbono.

 

“A nova linha de veículos elétricos da Ford gerou enorme entusiasmo e demanda, e agora estamos colocando o sistema industrial em funcionamento para ganhar escala rapidamente”, diz o presidente e CEO da Ford e presidente da Ford Model e, Jim Farley.

 

A Ford e a CATL – maior produtora de baterias do mundo – assinaram um memorando de entendimento para cooperar no fornecimento de baterias nos mercados da China, Europa e América do Norte.

 

Demanda

 

Pela primeira vez, a maioria dos consumidores que pretendem comprar um carro nos próximos dois anos diz que escolherá um veículo elétrico ou híbrido – um aumento de 11% comparado ao ano passado e de 22% frente a 2020, segundo pesquisa publicada pela EY. A maior parte desse aumento é voltado aos veículos elétricos.

 

Entre os clientes comerciais da Ford que ainda não usam veículos elétricos, 60% planejam introduzi-los nas suas operações dentro de dois anos, mostrou uma pesquisa da Ford Pro com gerentes de frota dos EUA. O que indica um forte mercado para a marca.

 

A reação do mercado à F-150 Lightning e ao Mustang Mach-E tem sido forte, trazendo novos clientes para a Ford. Segundo a montadora, o Mustang Mach-E divide o primeiro lugar em opinião favorável dos compradores no segmento, segundo um estudo da Ford no primeiro trimestre, e a F-150 Lightning ficou atrás apenas da F-150 com motor a combustão. (Folha de Pernambuco/Rodrigo Barros)