Stellantis encerrará joint venture que produz Jeep na China

AutoIndústria

 

Depois de manifestar a intenção de ampliar sua participação na joint venture com o GAC Group, a Stellantis decidiu encerrar a parceria criada há 12 anos que produz e distribui Jeep na China. Nesta segunda-feira, 18, surpreendentemente, a quarta maior montadora mundial anunciou que sua marca seguirá no mercado chinês apenas com produtos importados.

 

Em uma nota curta, a Stellantis declarou: “Devido à falta de progresso no plano anunciado anteriormente para a Stellantis adquirir uma participação majoritária da joint venture GAC-Stelantis, a Stellantis N.V. anunciou hoje seu plano de se concentrar na distribuição de veículos importados para a marca Jeep na China.”.

 

A empresa, que tem tímida participação em torno de 1% do gigantesco mercado chinês de automóveis de passeio, acrescentou ainda que a parceria foi deficitária nos últimos anos e que reconhecerá um encargo de aproximadamente € 297 milhões em seus resultados do primeiro semestre de 2022.

 

A Stellantis detém 50% da empresa criada em 2010 e havia comunicado, no começo do ano, que pretendia chegar a 75%. A GAC discordou da divulgação das tratativas, alegando que não assinara qualquer acordo formal e criticou a parceria pela divulgação. (AutoIndústria)