AutoIndústria
Ao completar exatos três anos desde o lançamento para o mercado brasileiro, a Nissan começou a distribuir a linha 2023 do elétrico Leaf às 44 concessionárias homologadas da marca para venda e serviços de pós-venda ao modelo. Com mudanças visuais e incorporação de novos equipamentos, o carro desembarca na rede pelo mesmo preço da linha anterior, de R$ 293.790.
Na aparência, a dianteira recebeu grade e para-choques renovados, bem como os faróis foram revistos ao incorporar acabamento interno preto, em substituição ao cromado. As rodas também, com aro de 17 polegadas, tiveram desenho alterado. Ainda por fora, os defletores de ar agora são pretos, em vez do azul, como antes.
No pacote de conveniências, conforto e segurança, o modelo ganhou sistema de áudio Bose com dois tweeters, quatro alto-falantes, além de amplificador e woofer instalados no porta-malas. O carro também agora traz câmeras traseiras que reproduzem as imagens o retrovisor interno
Uma das novidades muito bem-vinda é a entrada para recarga tipo 2, o padrão europeu, mais comum nos eletropostos do Brasil. O modelo, no entanto, segue também com o plugue ChadeMo, para carga rápida.
O Nissan Leaf traz baterias de íon-lítio de 40 kWh, com potência equivalente a 150 cv e torque imediato de 32,6 kgfm. A autonomia, de acordo com o Inmetro, é de 272 km.
No mercado, segundo dados de emplacamentos consolidados pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o Nissan Leaf encerrou o primeiro semestre de 2022 com 6,1% de participação nas vendas de 3,39 mil automóveis e comerciais leves 100% elétricos, com 208 unidades negociadas. (AutoIndústria)