Perto da aposentadoria, VW Gol desbanca Strada na 1ª quinzena de julho

Jornal do Carro

 

Já passa da metade de julho e os números preliminares apontam mudanças importantes no ranking dos carros mais vendidos. Líder de mercado desde 2020, a Fiat Strada saiu momentaneamente da primeira posição nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves mais. Na primeira quinzena deste mês, a picape da marca italiana aparece atrás do veterano Volkswagen Gol, que vai se despedir das lojas brasileiras nos próximos meses, quando será substituído pelo Polo track.

 

De acordo com dados da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o VW Gol vendeu quase 5.800 unidades nos primeiros 15 dias de julho. Assim, somou 997 unidades a mais que a picape da Fiat, que teve 4.802 emplacamentos. Com esse desempenho, o Gol volta a aparecer entre os carros mais vendidos depois de longo período em baixa. Um dos motivos que pode estar ajudando o hatch é a menor demanda por chips no modelo.

 

SUVs

 

Diferentemente dos meses anteriores, quando reinou absoluto no palco dos SUVs, o Volkswagen T-Cross sequer aparece no top da lista. No lugar dele, quem conquista o título de utilitário esportivo mais comercializado nos primeiros 15 dias do sétimo mês de 2020 é o Chevrolet Tracker, com 2.899 unidades no período. Cabe recordar que o utilitário dividirá a linha de produção da fábrica de São Caetano do Sul (SP) com a nova Montana, concorrente da Fiat Toro.

 

Venda de carros

 

Por falar em Fiat Toro, a picape voltou a dar as caras no ranking dos mais vendidos. Por ora, continua como a sexta do ranking geral de automóveis e comerciais leves no País. Foram, na primeira metade de julho, 2.518 emplacamentos.

 

HB20 fora do pódio?

 

Quando um modelo recebe um facelift, normalmente as montadoras levam um tempo até retomar o ritmo regular de produção nas fábricas. É o que acontece no momento com o HB20. O hatch campeão de vendas da Hyundai foi reestilizado no início de julho. Por isso, perdeu um pouco o fôlego nesta primeira quinzena do mês.

 

Mas o Hyundai HB20 já não vinha tão bem nos últimos meses. E, agora, a situação piorou. O hatch, que foi o automóvel mais vendido do primeiro semestre (atrás apenas da Fiat Strada, que é um comercial leve), foi parar na 17ª posição do ranking nas duas primeiras semanas de julho. O modelo teve apenas 1.689 emplacamentos. Bem distante das 7.938 unidades comercializadas em junho, assim como dos 9.634 exemplares entregues em maio.

 

Três picapes no “top 10”

 

Até agora, a Fiat Strada sequer chegou à metade do que vendeu em junho. A picape comercializou 4.802 unidades até esta segunda-feira (18). No mês passado, foram 9.840 vendas. No mais, o “top 10” fecha com a Toyota Hilux. A picape continua a liderar a categoria das médias, à frente de Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Ford Ranger, por exemplo. Assim, emplacou 2.172 unidades e ficou com o décimo lugar da lista geral.

 

Nestes primeiros 15 dias de julho, os números da Fenabrave apontam reviravoltas, mas há quem estacionou. Por exemplo, de Fiat Cronos e Hyundai Creta. Assim como em junho, um segue o outro. Entretanto, ambos – que eram 7º e 8º no mês passado – subiram uma posição cada. Confira abaixo a lista dos 10 modelos mais vendidos até o último dia 15:

 

1º) Volkswagen Gol – 5.799

2º) Fiat Strada – 4.802

3º) Chevrolet Onix – 3.653

4º) Chevrolet Onix Plus – 3.267

5º) Chevrolet Tracker – 2.899

6º) Fiat Toro – 2.518

7º) Fiat Cronos – 2.517

8º) Hyundai Creta – 2.501

9º) Fiat Argo – 2.237

10º) Toyota Hilux – 2.172

(Jornal do Carro/Vagner Aquino)