Venda de pneus apura alta de 4% em maio

AutoIndústria

 

A indústria de pneus do País anotou em maio mais um resultado positivo com a venda de 4,98 milhões de unidades, altas de 4,1% sobre abril e 3,9% acima do mesmo mês do ano passado, quando entregou ao mercado 4,79 milhões de pneus.

 

Com o desempenho parcial de maio, as vendas nos cinco primeiros meses totalizaram 23,4 milhões de pneus vendidos, volume que representou estabilidade com leve queda de 0,9% sobre o anotado no mesmo período do ano passado, de 23,6 milhões de unidades.

 

De acordo com relatório da Anip, associação que reúne a indústria de pneus, a alta na demanda em maio foi verificada tanto pelas montadoras quanto pelo mercado de reposição.

 

No mês passado, a indústria recebeu 1,20 milhão de unidades, crescimento de 5,2% sobre o volume de um ano atrás, de 1,14 milhão. Já o varejo, na mesma base de comparação, absorveu 3,77 milhões de pneus, volume 3,5% maior.

 

As vendas crescentes de pneus para automóveis e comerciais leves foram as principais responsáveis pelo resultado positivo no desempenho geral. Em maio, as entregas de pneus de passeio anotaram expansão de 7,4%, para 2,66 milhões de unidades ante 2,48 milhões registradas no ano anterior. Para o segmento comerciais leves, a alta foi de 12% com 782,7 mil pneus contra 699,1 mil unidades de um ano atrás.

 

Em comportamento oposto, as vendas de pneus para caminhões e motos obtiveram desempenho negativo, de 2,4% e 8,2%, com 647,1 mil unidades e 782,8 mil pneus entregues, respectivamente. (AutoIndústria)