Volvo Trucks iniciará produção de baterias na Bélgica

AutoIndústria

 

A Volvo Truck faz os ajustes finais para começar a produzir baterias em complexo industrial de Ghent, na Bélgica. Pelo cronograma, a produção em série começa no terceiro semestre deste ano. A unidade será responsável pelo fornecimento de baterias para os caminhões elétricos pesados da marca das linhas FH, FM e FMX.

 

Na linha de produção, células e módulos da Samsung SDI serão montados em baterias sob medida aos modelos. Cada componente tem capacidade de 90 kWh e cada modelo pode receber até seis baterias, a depender da necessidade e exigência da aplicação no transporte.

 

Com a fábrica, a companhia resolve etapa na complexidade da cadeia de suprimentos com menos dependências de terceiros. “Ao integrar o processo de montagem da bateria em nosso fluxo de produção podemos encurtar o tempo de entrega para nossos clientes e garantir baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo em que aumentamos a circularidade”, resume Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

 

O investimento na fábrica se apresenta como mais um passo nas metas da Volvo de eletrificação, nas quais 50% das vendas globais de caminhões marca sejam elétricos até 2030, além de chegar em 2040 como uma empresa neutra em carbono.

 

Até o fim do ano, a Volvo concluirá uma programação de produção ao passar a dispor ao mercado transportador seis modelos de caminhões elétricos, gama capaz de atender desde as operações de distribuição urbana aos canteiros de obras.

 

“Iniciamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e estamos liderando o mercado tanto na Europa quanto na América do Norte. Com o rápido desenvolvimento de redes de recarga e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo”, finaliza Roger Alm. (AutoIndústria)