Agrale desenvolve micro-ônibus a biometano e GNV

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Agrale S.A., tradicional fabricante brasileiro de veículos comerciais e pioneira na América do Sul na produção de chassis movidos a gás natural, está desenvolvendo um novo modelo de micro-ônibus movido a biometano e GNV. O veículo, um Volare com chassi Agrale MA 11.000 com PBT de 11 toneladas, e motor importado FPT NEF 6, com 200 cv de potência, 600 Nm de torque, seis cilindros, transmissão com seis marchas e tanque para acomodar 380 litros de gás, é uma das soluções da marca em combustíveis renováveis e para a transição tecnológica da atual tração a diesel por modelos mais sustentáveis.

 

O objetivo da montadora brasileira Agrale é oferecer ao mercado um veículo adequado para centros urbanos que estabelecem programas de transporte limpo. O diretor-comercial e de marketing da Agrale, Edson Martins, salientou que o Brasil tem potencial muito grande em termos de gás natural ou mesmo o biometano.

 

Segundo o diretor da Agrale, o gás natural apresenta uma grande vantagem no custo operacional em terno de 40% a 50% menor em relação ao diesel.

 

“O Brasil tem metade de seus municípios numa situação desfavorável, com grandes problemas relacionados aos seus aterros. Com isso, estamos desperdiçando o conteúdo energético dessas áreas, que poderia se transformar em combustível para o transporte escolar e urbano”, observou. Ainda, segundo o executivo, outras fontes geradoras de biogás também estão localizadas em áreas rurais, com a transformação dos dejetos animais em energia. “Toda essa poluição pode ser transformada em oportunidade energética e em adubo para a agricultura”, comentou.

 

A Agrale é pioneira na América do Sul no desenvolvimento de veículos a GNV. Em 2001, iniciou o desenvolvimento de seu primeiro chassi de micro-ônibus movido a gás natural no Brasil, homologado em 2003. Em 2018, lançou na Argentina o seu chassi MA 17movido a GNV para o transporte urbano na capital Buenos Aires.

 

Para Edson Martins, o momento ambiental é propício para o surgimento de novas tecnologias de tração dos ônibus urbanos e o conceito tecnológico da montadora gaúcha está à disposição do mercado. “Não há solução única que resolverá os problemas ambientais do transporte. Há espaço para todas as tecnologias, dependendo das condições locais e das necessidades operacionais. Tanto o gás natural, como o biometano, são combustíveis que ainda terão seus momentos certos no segmento, com investimentos e apoio”, afirmou. (Truck & Bus Builder América do Sul)