Fabrice Cambolive comandará marca Renault em todo o mundo

AutoIndústria

 

Presidente da Renault do Brasil por dois anos, até meados de 2017, Fabrice Cambolive passará a responder pela marca em todo o mundo a partir de 1 de junho. Aos 54 anos, o executivo francês foi nomeado COO, Chief Operating Officer, e se reportará diretamente a Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, que acumula ainda o posto de CEO da marca.

 

Cambolive também vai liderar o Comitê de Gestão da Renault. Dentre suas responsabilidades, estão o desenvolvimento e gestão do plano de médio prazo da montadora, o Renaulution, e 14 lançamentos de veículos até 2025. De Meo ainda depositou nas mãos de Cambolive a missão de transformar a Renault numa marca totalmente elétrica até 2030.

 

Desde 1992 no Grupo Renault, Cambolive passou pelas áreas de vendas e marketing das operações da Espanha, Suíça, França, Alemanha e Romênia. Em 2011, foi nomeado vice-presidente de vendas e marketing para a Rússia e Eurásia e quatro anos depois assumiu a Renault do Brasil, no lugar de Olivier Murguet.

 

Sob seu comando, a fábrica de São José dos Pinhais, PR, desenvolveu e passou a produzir o Kwid, compacto que acumula 292 mil unidades licenciadas desde seu lançamento, no segundo semestre de 2017, e líder de vendas da marca no mercado brasileiro.

 

Cambolive deixou o Brasil para assumir o comando da Renault na região África-Médio -Região Leste-Índia-Pacífico. Em 2021, foi nomeado vice-presidente sênior de vendas e operações da marca Renault e responsável por implantar o plano estratégico da Renaulution globalmente. (AutoIndústria)