Anfavea: uma dupla diferente

AutoIndústria 

 

Fundada em 1956 para representar o setor automotivo que começava a se consolidar no Brasil, a Anfavea sempre manteve algumas tradições, como o rodízio das marcas veteranas no comando da entidade, as reuniões da diretoria todas as quintas-feiras e o símbolo baseado em um calhambeque, que deveria ter sido substituído na atual gestão, mas segue firme como sua principal identificação.

 

A mudança na direção da entidade neste início de semana é marcada por alguns diferenciais relevantes no contexto histórico da entidade. Pela primeira vez uma mulher assume a 1ª vice-presidência e o novo presidente, ao contrário do tradicional, chega sem nunca ter tido contato próximo com a imprensa automotiva.

 

Ambos com formação em Direito, Marina Willisch é vice-presidente de relações governamentais e comunicação da General Motors América do Sul e Márcio de Lima Leite é vice-pesidente de assuntos jurídicos, tributários e de relações institucionais da Stellantis na América do Sul.

 

Em solenidade realizada em São Paulo na manhã da segunda-feira, 2, a principal curiosidade dos jornalistas era conhecer o novo presidente da entidade, que substituiu Luiz Carlos Moraes, diretor de comunicação da Mercedes-Benz que, justamente pela sua função, já tinha contato próximo com a imprensa antes de assumir a Anfavea.

 

Mineiro de Belo Horizonte, Leite, 51 anos, mostrou-se bastante à vontade em sua primeira coletiva, deixando claro que falava de improviso ao insistir em comentar sobre o seu time de futebol do coração – o Atlético Mineiro – e citar o menino feio que ia num sítio em Betim, Minas Gerais, quando nem luz elétrica tinha no município que hoje abriga a maior fábrica Fiat do mundo. “Educação, educação, educação. Era isso que minha mãe mais falava”, contou o novo presidente da entidade.

 

A assessoria chegou a fazer um discurso, mas ele avisou com antecedência que preferia apenas um esboço porque queria falar sem ler. Além de contar um pouco de sua história pessoal – perdeu o pai com 5 anos e foi criado pela mãe, Maria, junto com seus três irmãos -, Leite citou por várias vezes uma entrevista do Roda Viva, da TV Cultura, que tinha visto na véspera, mas que fora gravada em 1992 com o então presidente da Anfavea, Luiz Adelar Scheuer.

 

Na época, as então chamados new comers estavam chegando ao Brasil e começaram a ocupar espaço até aqueles dias dominado pelas quatro marcas veteranas, GM, Volkswagen, Fiat e Ford. Passadas exatas três décadas, até hoje nenhum executivo das montadoras que se instalaram no Brasil a partir dos anos 90 conseguiram chegar ao comando da Anfavea.

 

Se fosse mantida uma tradição que perdurou por um tempo significativo na Anfavea, a de o 1º vice ser o próximo presidente da Anfavea, Fabrício Biondo, o 1º vice-presidente de Luiz Carlos Moraes que quando eleito era responsável pela comunicação da PSA, poderia ter quebrado o rodízio entre Mercedes-Benz, Fiat, Volkswagen, GM e Ford. Mas como a PSA se juntou à FCA, o novo presidente, embora Stellantis, acaba consolidando essa tradição por se originário da Fiat.

 

Além de advogado, Márcio Leite também é contador. Tem mais de 24 anos de atuação profissional no setor e vivência por quase uma década nas consultorias KPMG e Deloitte antes de ingressar na Fiat. É mestre em Direito Empresarial e pós-graduado em Gestão Estratégica, com especialização em Finanças. “Senso de urgência” foi a frase repetida por ele várias vezes em seu discurso, ao citar o importante aprendizado que teve na convivência profissional com Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat e da Anfavea.

 

Marina Willisch, por sua vez, atua há mais de 15 anos no setor automotivo. Também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente de relações governamentais e comunicação da GM América do Sul. Iniciou na empresa em 2013 como diretora tributária para o Brasil, assumindo, em 2015, a liderança da área para a região. É mestre em Direito Corporativo e Economia pela Fundação Getúlio Vargas, e Bacharel em Direito pela PUC/SP. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)