Renault Kwid E-tech é o carro elétrico mais barato do Brasil

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Há tempos a Renault aposta em veículos comerciais elétricos. Agora, a marca mira também o segmento de carros compactos a eletricidade no Brasil com o lançamento do Kwid E-tech. Por R$ 142.990, o modelo feito na China tira do conterrâneo JAC E-JS1, tabelado a R$ 164.900, o título de elétrico mais barato do País. A novidade já está à venda, mas as primeiras unidades serão entregues entre julho e agosto.

 

A Renault está de olho em um segmento que deve crescer muito nos próximos anos. Segundo a marca, as vendas de elétricos no Brasil ficarão entre 80 mil e 200 mil unidades por ano. Atualmente, giram em torno das 3 mil.

 

Para isso, com o Kwid E-TEch a Renault foca três tipos de público no Brasil. Ou seja, os ávidos por novidades, os que têm vários carros na garagem e os clientes corporativos.

 

Autonomia. A Renault informa que o Kwid elétrico é mais vantajoso que um Chevrolet Onix, por exemplo. Segundo dados do Inmetro, o novo compacto é o modelo com melhor eficiência energética entre os carros à venda no País. Porém, a marca não tem planos de montá-lo aqui.

 

Seu motor gera o equivalente a 65 cv, ante os 71 cv, com etanol, das versões a combustão. Porém, como as respostas dos elétricos são imediatas, o Kwid E-tech deve oferecer comportamento mais empolgante que as opções flexíveis.

 

Seja como for, a marca não revelou dados com a velocidade máxima do Kwid elétrico. Segundo a Renault, as baterias têm capacidade de 26,8 kwh e garantem até 298 km de autonomia, ou 292 km no caso do ciclo europeu WLTP. Em uso combinado, são até 265 km.

 

Em pontos de recarga rápida, dá para repor 190 km de autonomia em 40 minutos.

 

Há sistema de regeneração das forças de frenagem. Combinado com o modo de condução Eco, garante mais quilômetros rodados entre as recargas.

 

Porém, no modo econômico a potência é limitada a 33 kw. Assim, a velocidade máxima não passa dos 100 km/h.

 

Estilo

 

No visual, a versão elétrica se diferencia pela ausência de grade na dianteira, pelo capô e os logotipos exclusivos. As luzes são de LEDS e rodas de liga leve são diamantadas. Atrás, a parte inferior do parachoque, com defletores integrados, é pintada de prata.

 

De série, o Kwid E-tech traz seis air bags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera na traseira. Assim como sensores de obstáculos, sistema multimídia e direção elétrica.

 

Alerta de pressão baixa dos pneus e que avisa os pedestres sobre a presença do carro, arcondicionado e trava central, limitador de velocidade e vidros e retrovisores elétricos também estão no pacote. A garantia de fábrica é de três anos.

 

O Kwid E-tech também será oferecido por meio do serviço de assinatura de veículos da marca. Porém, a fabricante ainda não revelou os valores dessa modalidade no País. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Vagner Aquino)