BMW Group usará rodas de alumínio produzidas com 100% de energia verde a partir de 2024

CarPointNews

 

O BMW Group segue intensificando suas atividades sustentáveis. A partir de 2024, rodas de alumínio fundido produzidas com 100% de energia verde serão usadas nas marcas BMW e MINI. A transição se aplica, em particular, à eletrólise de uso intensivo de energia usada na produção de alumínio e ao processo de fundição de rodas. Para o BMW Group, este é mais um passo em direção ao seu objetivo de criar a cadeia de suprimentos mais sustentável da indústria automotiva.

 

Até agora, as rodas foram responsáveis por 5% das emissões de CO² da cadeia de abastecimento. A transição para uma produção mais sustentável que depende de energia verde, reduzirá essas emissões em mais da metade. O BMW Group adquire cerca de 10 milhões de rodas de liga leve por ano; 95% destes são feitos de alumínio fundido.

 

Economia de até 500.000 toneladas de CO² por ano

 

Por meio de auditorias independentes, o BMW Group garante o uso consciente e sustentável do alumínio por seus fornecedores, economizando até 500.000 toneladas de CO² por ano. “A energia verde é uma das maiores alavancas para reduzir as emissões de CO² em nossa cadeia de suprimentos. Já fechamos mais de 400 contratos com nossos fornecedores, incluindo fornecedores de rodas e alumínio, exigindo que eles usem energia verde”, afirma Joachim Post, Membro do Conselho de Administração do BMW AG responsável por Compras e Rede de Fornecedores.

 

O alumínio possui boas propriedades de reciclagem, tornando mais fácil derreter rodas antigas como parte da economia circular, eliminando a necessidade de eletrólise intensiva em energia para produzir a matéria-prima primária. Ao mesmo tempo, a matéria-prima secundária também deve atender aos requisitos premium do BMW Group para qualidade, design, segurança e propriedades mecânicas.

 

MINI é pioneira no uso de rodas fundidas de liga leve sustentáveis

 

Em 2023, a MINI se tornará pioneira neste campo, usando rodas fundidas de liga leve feitas de 70% de alumínio secundário na nova geração do MINI Countryman. A combinação de 100% de energia verde para produção e 70% de conteúdo de matéria-prima secundária, pode reduzir as emissões de CO² em até 80%, em comparação com os processos de fabricação convencionais.

 

Certificação pela Aluminum Stewardship Initiative (ASI)

 

O BMW Group está ativamente envolvido em iniciativas internacionais focadas na padronização da extração de matérias-primas há muitos anos. Isso inclui a Aluminium Stewardship Initiative (ASI), uma organização internacional sem fins lucrativos apoiada por associações ambientais e industriais, ONGs, produtores de alumínio e empresas de processamento. Muitos dos fornecedores do BMW Group já aderiram à ASI, além de oferecerem uma importante contribuição para a criação de uma cadeia de valor de alumínio ambiental e socialmente responsável.

 

Implementação sistemática de metas de sustentabilidade

 

A transição para 100% de energia verde para a produção de rodas de alumínio fundido é outro passo para reduzir as emissões de CO² na rede de fornecedores do BMW Group. O objetivo é reduzir as emissões em toda a cadeia de suprimentos em 20% em relação aos níveis de 2019 até 2030. Aumentar sistematicamente a porcentagem de alumínio secundário por meio desse processo contribui ainda mais para a sustentabilidade, de acordo com os princípios de economia circular que o BMW Group aspira. (CarPointNews)