Dinheiro Rural/Agência Estado
Um serviço que permitirá registrar tratores e máquinas agrícolas entrará em atividade a partir de outubro, por meio do Ministério da Agricultura: o Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro). Segundo nota da pasta, a ideia é que o produtor tenha acesso, gratuitamente, a um documento com registro e diversos dados sobre os equipamentos em sua posse, “garantindo a propriedade do bem e segurança na sua comercialização”.
“Se o trator for roubado, as Polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais poderão entrar no cadastro e ajudar na procura”, exemplificou, na nota, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Se você quiser vender o veículo, terá registrado o ano e também poderá ter acesso a um seguro mais barato.”
Ao registrar o trator ou a máquina agrícola, o proprietário terá acesso ao documento Renagro por meio de sistema informacional IDAgro. Além disso, o sistema permitirá alterações sobre a informação de propriedade do registro do trator de forma facilitada e acessível.
Para isso, os fabricantes, os importadores e os agentes autorizados de tratores e de máquinas agrícolas deverão pré-cadastrar as informações relativas aos bens produzidos ou importados na base nacional de tratores e de máquinas agrícolas do Renagro. A partir daí, um novo proprietário poderá ter seu novo equipamento cadastrado no sistema, após uma simples análise documental. (Dinheiro Rural/Agência Estado)