Nova geração de software dá mais recursos e tecnologias aos veículos

Coisas de Agora

 

A Volkswagen apresentou na Alemanha um novo nível de direção, denominado geração de software 3.0, que acrescenta uma grande quantidade de novas funções aos modelos totalmente elétricos ID., melhorando a experiência do usuário e otimizando a capacidade de carga.

 

Com o uso de dados de “enxame” (dados fornecidos por várias fontes simultaneamente, inclusive até mesmo de outros veículos da marca circulando nas proximidades) e a mais recente geração de sistemas de assistência ao motorista, observamos a evolução da indústria automotiva no próximo passo rumo à condução automatizada.

 

O diferencial fica por conta da integração de softwares de atualizações over-the-air (OTA) – diretamente pelo ar. Compradores de carros novos serão beneficiados com o novo software imediatamente. Para os proprietários de carros já entregues, a Volkswagen planeja oferecer muitas das otimizações gratuitamente através de uma atualização OTA ainda no primeiro semestre de 2022.

 

Sistemas inteligentes de assistência ao motorista

 

O sistema opcional “Travel Assist com Dados de Enxame” mantém o veículo automaticamente no centro da faixa. Ele se adapta ao estilo de direção do motorista e pode conduzir mais à esquerda ou à direita da faixa, em vez de exatamente no meio. Ele também pode manter a distância até o veículo à frente e o limite de velocidade programado.

 

O sistema possui controle preditivo de velocidade de cruzeiro e assistência nas curvas. A velocidade do veículo pode ser adaptada aos limites de velocidade locais e às condições da via (esquinas, rotatórias etc.).

 

Como funciona: com dois radares na traseira e utilizando ultrassom, o sistema “Travel Assist com Dados de Enxame” pode manter atenção no tráfego próximo ao carro em velocidades até 90 km/h ou mais na estrada, além de apoiar ativamente nas trocas de faixas, caso desejado.

 

Quando ele é ativado, a troca de faixa pode ser iniciada e realizada por indicação. O pré-requisito para isso é que os sensores não tenham detectado objetos na área ao redor e que o volante capacitivo possa sentir as mãos do motorista.

 

O veículo irá então “dirigir-se” sozinho para a faixa desejada. O motorista pode intervir a qualquer momento e assumir o controle da manobra.

 

Se dados coletados de outros carros da Volkswagen estiverem disponíveis, o novo “Travel Assist” também pode dar apoio em vias onde exista apenas uma demarcação de faixa. O veículo simplesmente se alinha com uma borda da faixa para se manter na mesma como, por exemplo, em estradas vicinais sem marcação de faixa central.

 

Park Assist Plus – O assistente inteligente “Park Assist Plus” pode procurar uma vaga de estacionamento após ter sido ativado no menu de estacionamento (até a velocidade de 40 km/h para vagas paralelas adequadas e até 20km/h para espaços perpendiculares) e fazer as manobras de estacionamento apropriadas.

 

Se desejado, o assistente pode estacionar de forma autônoma com a ajuda de sensores de ambiente e assumir o controle total do carro, incluindo a direção, aceleração, frenagem e trocas de marchas. Para isso, o motorista deve parar junto à vaga escolhida, frear e ativar o processo de estacionamento pelo botão de início do menu de estacionamento.

 

O “Park Assist Plus” também pode auxiliar em manobras de estacionamento que já foram iniciadas, completando o processo. Ele também pode fazer o carro sair de vagas paralelas.

 

Função de Memória – Outro item conveniente novo para os modelos ID. é o sistema opcional “Park Assist Plus com Função de Memória”.

 

O veículo pode ser “ensinado” a fazer cinco diferentes manobras de estacionamento. A função de memória lembra manobras de estacionamento em velocidades abaixo de 40 km/h com uma distância de deslocamento de até 50 metros.

 

Para estacionar numa vaga coberta ou numa garagem, o motorista tem apenas que estacionar uma vez e salvar a manobra de estacionamento. O veículo então “aprende” e irá repetir a manobra de estacionamento de forma autônoma quando condutor selecionar esta função. O motorista tem apenas que monitorar o procedimento.

 

Novas projeções com realidade aumentada – O “head-up display com realidade aumentada” opcional, que projeta informações importantes diretamente no campo de visão no para-brisa, foi expandido para incluir agora displays adicionais na zona de longa distância: além de mostrar o assistente de troca de faixas opcional “Travel Assist”, ele também mostra novos símbolos, como rotatórias e informações sobre a distância até o destino. As setas direcionais agora aparecem muito mais integradas ao ambiente circundante.

 

No ID. Cockpit, além da distância até o destino, o nível de carga (State of Charge -SOC) também é exibido em percentagem, próximo a um ícone representando uma bateria que mostra o nível de carga.

 

O software atualizado também melhora a navegação opcional. Ele agora localiza o veículo precisamente na faixa dentro dos limites do sistema, o que permite que recomende trocas de faixas com boa antecipação em junções e saídas nas estradas.

 

A indicação correspondente para recomendação de troca de faixa também aparece na ID. Light – a faixa luminosa sob o para-brisa. Novas funções foram adicionadas e ela agora também mostra alertas de perigo locais.

 

Esse serviço é baseado na tecnologia Volkswagen Car2X: os carros interagem de forma direta e localmente entre si através do padrão de rádio WLANp. Isso permite que eles avisem uns aos outros em tempo real sobre situações críticas de trânsito, que vão de veículos parados com defeitos a ambulâncias.

 

Fala que eu te escuto – Não é aquele programa da TV, mas o comando de voz utiliza uma tecnologia pioneira que eleva seu desempenho.

 

Ele reconhece comandos vocais muito mais rápido e com mais precisão, aumentando tanto a facilidade de uso como o conforto de condução. Sua utilização da linguagem normal torna o carro um parceiro de conversa inteligente. O cliente pode acionar o comando de voz ao tocar no volante ou dizendo “Alô, ID.”. O sistema responde em poucos segundos.

 

Além disso, a qualidade de reconhecimento aperfeiçoada do comando de voz atinge agora cerca de 95%. Com seus microfones digitais, o sistema também reconhece se é o motorista ou o passageiro da frente quem está falando e segue as instruções conforme necessário como, por exemplo, em relação ao ar-condicionado com duas zonas.

 

O comando de voz entende frases genéricas e perguntas e expressões coloquiais (“Onde fica o restaurante japonês mais próximo?” ou “Estou com calor”), faz perguntas quando necessário e permite que você o interrompa. O sistema responde de duas formas – online, a partir da nuvem e off-line, usando informações armazenadas no carro.

 

O processo online garante um alto índice de reconhecimento e qualidade dos resultados, mesmo na procura de destinos especiais. O controle de voz é disponibilizado em todos os modelos ID. no mercado alemão, desde que o serviço We Connect Plus esteja ativado.

 

Carregando a bateria de forma mais eficiente – Modelos com bateria de 77 kWh podem agora carregar um máximo de 135 kW, em lugar de 125 kW, numa estação de carga de corrente contínua com potência suficiente.

 

Melhoramentos no gerenciamento térmico da bateria tornam a condução ainda mais eficiente e podem aumentar a autonomia, especialmente com tempo frio. Os clientes que quiserem conservar mais suas baterias podem ativar o novo modo Battery Care. Ele limita o nível de carga (SOC – State of Charge) a 80%.

 

Planejador inteligente de rota elétrica – O menu de carga, que agora aparece na primeira tela do grande display de toque dos modelos ID. está estruturado de uma forma mais clara e informativa.

 

Para longas distâncias, o calculador de rota online do sistema de navegação cria uma rota inteligente com múltiplas paradas, que leva você até seu destino o mais rapidamente possível.

 

Ele leva em conta o tráfego e os dados sobre o caminho, assim como o nível de carga (SOC) desejado nos destinos final e intermediários.

 

As paradas para recarga são avaliadas dinamicamente e são baseadas na potência das estações de carga. O resultado é que o planejamento da rota pode sugerir dois carregamentos curtos com alta potência em vez de um único processo de carga com baixa potência. (Coisas de Agora/Tarcisio Dias, profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online)