Blog do Caminhoneiro
Os substitutos dos atuais modelos CF já estão na estrada, com diversos clientes da DAF na Europa. Possivelmente, os novos caminhões serão chamados de XC, seguindo o padrão de nomenclatura da nova linha, apresentada no ano passado com os modelos XF, XG e XG+.
Os três modelos já lançados estão sendo um grande sucesso para a DAF, com encomendas superiores às 20 mil unidades, e com o título de “Truck of the Year 2022”. Para a DAF, esse é o maior sucesso inicial de uma geração de caminhões em 93 anos de história.
Os novos modelos “XC” começaram a ser usados por diversos clientes, recebendo menos camuflagem, e seguem sendo desenvolvidos sobre a mesma plataforma dos irmãos maiores. Esses são os primeiros caminhões europeus que aproveitam os novos regulamentos da União Europeia sobre o tamanho das cabines, maiores em 60 cm.
“Com os revolucionários XF, XG e XG+, a DAF iniciou o futuro do transporte pesado de longa distância. Agora, estamos a caminho de iniciar o futuro da distribuição regional. Visão direta, posição do assento, ergonomia, ajuste e acabamento, tudo será novo, com mais eficiência, facilidade para operação e dirigibilidade”, comentou Ron Borsboom, diretor executivo de Desenvolvimento de Produto da DAF.
Os novos caminhões devem ser lançados oficialmente no segundo semestre desse ano. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)