Número de sinistros em caminhões e ônibus aumenta no Brasil

Frota & Cia

 

O número de sinistros de trânsito envolvendo veículos pesados cresceu nas rodovias federais brasileiras em 2021, na comparação com o ano anterior. De acordo com levantamento feito pela Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra) com base em dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), as ocorrências envolvendo ônibus e micro-ônibus tiveram alta de 10% no ano passado, enquanto os sinistros envolvendo caminhões subiram 2,90%.

 

“Infelizmente, as tragédias envolvendo veículos de grande porte foram recorrentes em 2021. O aumento da circulação de veículos irregulares e clandestinos é um alerta para a necessidade de reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento da Lei do Descanso, coibir o consumo de álcool e substâncias psicoativas e garantir que os veículos estejam regulamentados e dentro dos padrões de segurança”, comenta o diretor científico da Ammetra, Alysson Coimbra.

 

Pelo levantamento anterior divulgado pela Ammetra, o número de infrações por desrespeito à Lei do Descanso teve uma alta de 272% nos últimos anos. Esse tipo de infração vem crescendo desde 2018. Naquele ano, foram computadas 5.775 infrações. Em 2020, o número saltou para 21.499. Até maio de 2021, a PRF já havia registrado 11.366 infrações. “A falta de descanso e o consumo de drogas e estimulantes são uma combinação perigosa para todos no trânsito”, completa. (Frota & Cia/André Garcia)