Goodyear desenvolve pneu com 70% de materiais sustentáveis

AutoIndústria

 

A Goodyear anunciou que já dispõe de um protótipo de pneu composto por 70% de materiais sustentáveis. Em sua composição estão 13 ingredientes em nove componentes diferentes.

 

O carbono negro está presente no reforço da composição para auxiliar no aumento da vida útil do pneu. Tradicionalmente feito pela queima de diversos tipos de derivados de petróleo, o novo pneu da Goodyear apresenta três tipos de carbono preto produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo vegetal.

 

As avaliações iniciais do ciclo de vida do produto, afirma a Goodyear, demonstram uma redução nas emissões de carbono em comparação com os métodos atuais de produção de carbono negro, derivados do uso de resíduos ou matérias-primas de base biológica.

 

A empresa também afirma que o uso de óleo de soja em pneus é uma importante inovação que ajuda a manter o composto de borracha flexível à medida que as temperaturas mudam. Trata-se de um recurso biológico que reduz o uso de produtos petrolíferos pela companhia.

 

Embora quase 100% da proteína de soja seja usada em aplicações de alimentos ou ração animal, um excedente significativo desse óleo está disponível para uso em aplicações industriais.

 

Já a sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. O novo pneu da Goodyear contém “uma variedade única de sílica”, reforça a fabricante.

 

Ela é subproduto derivado do processamento de casca de arroz, que muitas vezes é descartado e colocado em aterros sanitários. A sílica de alta qualidade foi produzida a partir da cinza residual da casca do cereal.

 

O poliéster é outro ingrediente presente que é reciclado a partir de garrafas e outros resíduos plásticos. Ele é revertido aos seus compostos químicos básicos, transformado em poliéster de grau técnico e então passa a ser utilizável para cabos de pneus.

 

“Definimos uma meta ambiciosa em 2020 para criar um pneu feito com materiais 100% sustentáveis em 10 anos e nossos cientistas e engenheiros fizeram grandes avanços em direção a essa meta”, disse Chris Helsel, vice-presidente de Operações Globais e diretor de Tecnologia da Goodyear. (AutoIndústria)