John Bozella é eleito novo Presidente da OICA

Blog do Ricardo Ribas

 

A Assembleia Geral anual da OICA (Organização Internacional dos Construtores de Automóveis) reuniu-se no dia 19 de novembro para eleger sua nova diretoria. O escolhido para presidir a entidade foi John Bozzella, Presidente da Alliance for Automotive Innovation, associação dos fabricantes nos Estados Unidos. Bozzella sucederá a Fu Binfeng, representante da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).

 

John Bozzella agradeceu ao antecessor pela sua liderança, especialmente durante a crise da Covid-19, sem precedentes, que se instalou logo após a eleição de Fu no final de 2019. Como é bem conhecido, a pandemia causou danos severos à cadeia de valor global da indústria.

 

“A indústria automotiva continua a encarar desafios sérios devido à escassez e aumento de preços de matérias-primas e semicondutores essenciais para a produção de veículos. Isso se tornará uma questão cada vez mais importante para se resolver, na medida em que as tecnologias em veículos híbridos e elétricos, bem como as tecnologias de segurança avançadas, exigem mais semicondutores e outros materiais de fornecimento restrito”, declarou Bozzella. “Como sempre tem sido o caso, o espírito inovador da indústria automotiva e sua dedicada força de trabalho estarão à altura desse desafio, para que possamos criar um futuro de transporte mais limpo, seguro e inteligente”, completou o novo Presidente da OICA.

 

A Assembleia Geral de 2021 também incluiu uma mesa redonda para discutir diversos problemas ligados à indústria automotiva e as oportunidades para liderança em áreas como as mudanças climáticas e as reduções de CO2, o que foi especialmente oportuno após a conferência COP 26, em Glasgow, na Escócia. A mesa redonda incluiu uma troca de visões em várias iniciativas para banir a venda de motores de combustão interna e mudar para veículos completamente elétricos.

 

Enquanto a OICA prepara a publicação em breve de um posicionamento mais completo sobre o tema, a indústria automotiva global permanece empenhada firmemente na redução de suas emissões de CO2. Como a indústria continua a inovar, a OICA acredita que existem múltiplos caminhos tecnológicos para um futuro de carbono zero. Acelerar a transição para eletrificação e transporte de baixo carbono exige uma colaboração ampla entre todos os stakeholders dos setores públicos e privados para estabelecer as medidas decisivas para o sucesso, incluindo infraestrutura, resiliência de rede, cadeia de fornecimento e transformação industrial. (Blog do Ricardo Ribas)