Parcial de vendas de automóveis e comerciais leves

MoveNews

 

O setor de automóveis e comerciais leves vendeu no 2.º decêndio de novembro 94.661 unidades, anotando um crescimento em relação ao mês anterior de 11,52% e uma queda em comparação com o mesmo período de 2020 de -35%.

 

O mês de novembro segue limitado pela oferta de veículos, os dados atuais projetam vendas entre 153 mil até 158 mil unidades, sempre destacando que continuamos com uma demanda represada pelas dificuldades do setor em aumentar a produção.

 

Nessa semana a *ACEA, divulgou a parcial de vendas de veículos novos no mercado europeu (UE + Reino Unido + EFTA), foram vendidos em outubro 798.693 unidades, esse foi pior resultado em um mês de outubro desde que a ACEA começou a analisar as informações na década de 1990.

 

Já no cenário nacional tivemos boas notícias, a VW anunciou um novo investimento de R$7 bilhões na América Latina, a BMW divulgou um novo investimento no Brasil de R$500 milhões, a Belgo Bekaert confirmou um investimento de R$100 milhões para aumentar a produção de arames para o setor de pneus, destacando que a a Sumitomo Rubber, dona da marca de pneus Dunlop anunciou em julho um investimento em sua fábrica no Paraná de R$1,06 bilhão. Soma-se aos investimentos já anunciados da Fiat, GM, Toyota, Renault, Caoa Chery, o setor deve ficar atento para possíveis mudanças nos incentivos do Programa Rota 2030.

 

A Fiat segue na liderança na parcial do mês, novembro promete uma disputa apertada com a GM, a diferença é de menos de 1.000 veículos. Seus modelos mais vendidos no mês são a Strada na 2ª posição geral, a Toro em 4ª e o Argo em 9ª. No acumulado a marca segue tranquila anotando um crescimento de 41,58%.

 

A GM com a retomada parcial de sua produção retorna para a disputa, em vários dias do mês de novembro a marca americana sentiu de novo o gostinho de ser líder, o Onix é o modelo mais vendido na parcial de novembro, seu SUV Tracker está na 7ª posição.

 

A VW fecha o trio do mês, as paralisações na produção seguem afetando o desempenho da marca alemã, suas vendas acumuladas anotam uma queda de 4,68%, seu modelo mais vendido no mês é o Gol na sexta posição.

 

As mudanças no Hyundai Creta foram positivas para a venda do modelo, nessa parcial o SUV coreano é o terceiro mais vendido e o primeiro no seu segmento.

 

Destaque positivo do 2º decêndio para a recuperação da Renault, a marca francesa anota um crescimento de 73,33% em relação ao mês de outubro.

 

As vendas acumuladas totalizam 1.706.684 unidades, anotando um crescimento na parcial de 4,80%, os dados atuais projetam que encerraremos novembro com um crescimento de aproximadamente 3,48%, devendo fechar 2021 com um recuo entre 1,5% até 3%, muito próximo dos números projetados em outros grandes mercados. (MoveNews)