A importância da revisão periódica para garantir a segurança dos carros blindados

Blog do Ricardo Ribas

 

Hoje vamos falar da importância da correta manutenção periódica para os veículos blindados. Como todos os automóveis, os blindados também precisam de revisão periódica e do acompanhamento da blindadora para garantir a manutenção dos níveis de segurança e proteção.

 

Assim, o proprietário terá sempre um carro impecável, com todos os itens funcionando perfeitamente, sem o risco de que um imprevisto ou mal funcionamento possa comprometer o necessário nível de proteção.

 

As blindadoras existentes no mercado dispõem de um plano de manutenção da garantia do serviço e dos componentes relacionados à desejada proteção. Isso para garantir que a blindagem seja eficiente ao longo de toda a vida do veículo.

 

Pelas características e maior número de itens e equipamentos incorporados, os carros blindados precisam efetuar dois programas de revisões – o da montadora e o da blindadora – mas muitos proprietários esquecem de cumprir esse importante mandamento. O do fabricante do veículo, para garantir o funcionamento correto de toda a parte mecânica e o da blindadora, para a proteção dos usuários do automóvel.

 

Uma das preocupações principais da blindagem automotiva são os vidros, componentes fundamentais para a segurança dos ocupantes do veículo. Pela maior espessura e resistência balística, é necessário a análise periódica para atestar que estejam livres do processo delaminação que se deteriora ao longo dos anos. Por isso, no programa de revisões é importante incluir um exame dos vidros antes do término do período de garantia.

 

Também a revisão dos motores que fazem o funcionamento dos vidros laterais móveis das portas (normalmente os dianteiros) é fundamental. Alguns modelos de veículos não permitem a realização da chamada potencialização elétrica dos motores de acionamento e, neste caso, são utilizados amortecedores hidráulicos que auxiliam na subida dos vidros blindados, muito mais pesados que os originais. Este sistema exige maior manutenção preventiva e ajustes, pois com o tempo, os vidros podem passar a se movimentar de forma deslocada, reduzindo a vida útil das guarnições e podendo gerar algum princípio de delaminação por conta do atrito.

 

Delaminação é o processo de separação ou descolamento das lâminas de vidro do policarbonato que constitui o conjunto de resistência balística de um vidro blindado. Também é formado por materiais de diferentes índices de dilatação ou absorção de propriedades químicas que, em continuada exposição ao calor e à umidade e ao contato direto com os filmes de escurecimento muitas vezes utilizados, contribuem para o processo de delaminação. E todo vidro blindado, independentemente de fabricante, origem ou materiais utilizados, pode entrar em processo de delaminação com o decorrer do tempo.

 

Os vidros com propriedades balísticas possuem prazo de garantia contra a delaminação, que pode variar de acordo com as suas características. Uma inspeção especializada identifica um princípio de delaminação, o que permite ação imediata junto ao fabricante antes do término do período de garantia.

 

Outro aspecto muito importante para os usuários são os vidros das portas que precisam ter deslizamento eficiente e suave pelas canaletas, principalmente em emergências. Por isso, necessitam de frequente manutenção preventiva, reajustes e lubrificação adequada das canaletas.

 

Também é fundamental a verificação cuidadosa de infiltração de água, por menor que seja e não perceptível pelos ocupantes, que pode dar início a um processo de ferrugem comprometendo a eficiência do sistema.

 

As portas e o funcionamento das fechaduras também precisam de cuidados periódicos e preventivos. A regulagem deve ser perfeita para evitar eventuais falhas, porque o peso acrescido pela blindagem pode influir no funcionamento normal das dobradiças e fechaduras.

 

Também poucos proprietários dedicam importância aos cuidados com a porta do compartimento de bagagens, assim como com os seus amortecedores hidráulicos auxiliares. O peso adicional da blindagem sobrecarrega o funcionamento dos amortecedores que apesar de serem recalibrados para perfeito funcionamento, podem comprometer a eficiência da sustentação da tampa do bagageiro e resultar em acidente.

 

Durante a realização da revisão de blindagem, algumas empresas oferecem também a verificação de itens de desgaste que têm a sua vida útil reduzida devido ao peso agregado. Dependendo dos serviços apontados pelo proprietário do veículo e com o prévio agendamento, é possível realizar a Revisão de Blindagem no mesmo dia.

 

Para garantir a segurança e proteção sua e de sua família, o proprietário de um veículo blindado deve obedecero programa de manutenção definido pela blindadora – assim como faz com o da montadora – para obter sempre o melhor do bem adquirido, durante e depois do período de garantia.

 

Ouça esta e outras histórias no podcast Mundo dos Blindados. (Blog do Ricardo Ribas)