Mercedes-Benz seleciona quatro startups para desenvolver soluções inovadoras no setor automotivo

Mídia Truck Brasil

 

Nos próximos quatro meses, as startups desenvolverão em conjunto com a Mercedes-Benz soluções disruptivas para maior eficiência operacional e melhor experiência dos clientes

 

O Programa Movemos o Mundo com Você, conduzido pela Mercedes-Benz, empresa do setor automotivo que mais acelera startups no Brasil, em parceria com a Liga Ventures, plataforma que conecta e potencializa interações entre startups e empresas, inicia em setembro sua segunda etapa com a seleção das quatro startups – Dersalis, Rabbot, Eagol, GreenPlat – que participarão dos próximos quatro meses de desenvolvimento conjunto de projetos.

 

Inteligência artificial para gestão de risco, plataforma digital para gestão de frotas, automatização para inspeção veicular e tecnologia para gestão ambiental. Por meio dessas abordagens de inovação, que são as especialidades das startups selecionadas, o programa segue nessa segunda fase buscando maior eficiência operacional na empresa e melhor experiência dos clientes aliadas a iniciativas inovadoras e tecnologias disruptivas.

 

Ao longo do processo de aceleração das startups, iniciado em abril, o programa contou com mais de 220 inscrições. Agora, as quatro escolhidas terão a oportunidade de cocriar projetos relacionados aos desafios mapeados pela Mercedes-Benz. Entre os temas de interesse estão Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo.

 

“Nós somos a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova no Brasil. Aqui na Empresa, buscamos permanentemente novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, o que é o caso das startups”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos abertos às inovações, próximos de quem nos traga sua expertise e agregue valor aos nossos processos, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Enfim, trabalhamos sempre com foco no ecossistema do transporte responsável. Temos que nos questionar a cada dia, pensar fora da caixa, trazer novas ideias, sempre pensando na Empresa, nos clientes, nas demandas do mercado, na realidade e nas tendências do transporte, visando oferecer soluções para hoje e para o futuro. Esse espírito de inovação e pioneirismo faz parte do DNA da nossa marca. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.

 

De acordo com Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, estar ao lado da Mercedes-Benz em um projeto exclusivo e de tamanho sucesso é extremamente importante para o ecossistema. “Nós atuamos em conjunto com a Mercedes-Benz há pouco mais de cinco anos e desde sempre temos contribuído para o desenvolvimento do setor automotivo, buscando soluções inovadoras. Acreditamos que as startups selecionadas para a primeira edição do Movemos O Mundo Com Você trarão grandes avanços positivos, corroborando não apenas para o desenvolvimento do setor, mas ajudando a gerar ainda mais valor para os negócios da Mercedes-Benz”, conclui.

 

Nos próximos quatro meses, as startups contarão com o acompanhamento dos especialistas e da rede de mentores da Mercedes-Benz, além do apoio e orientação, do ponto de vista de negócio, da Liga Ventures. A partir desse trabalho conjunto, eles vão decidir um fator de sucesso, ou seja, experimentar a solução de cada startup em pequena escala em uma área da empresa e, atingindo os resultados, ampliar esse escopo.

 

“A proposta é buscar soluções para problemas complexos e, nesse processo, gerar valor para todos os envolvidos. Queremos criar junto, por isso o nome do programa é ‘Movemos o Mundo com Você’. A empresa ganha ao trazer a cultura empreendedora para dentro da companhia, as startups ganham em amadurecimento do negócio e conhecimento de processos que podem posteriormente ser implementados em outras empresas. É a política do ganha-ganha e o espírito da inovação na transformação do ecossistema do transporte para mover o mundo juntos”, diz Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Conheça as startups selecionadas:

 

Dersalis – Atua na gestão de risco da operação levando mais segurança e produtividade por meio de inteligência artificial para gestão de risco humano. Utiliza algoritmos e biossensores aplicados em uma pulseira, que analisam os dados vitais dos motoristas, podendo predizer sinais de fadiga, e interagem com o usuário quando um risco referente à saúde é identificado.

 

Rabbot – Plataforma que orquestra e conecta de ponta a ponta a gestão de frota. Desenvolve soluções digitais para oferecer agilidade e eficiência na gestão de frotas e ativos, por meio de uma plataforma SaaS (Software as a Service) e aplicativo de checklist digital que possibilitam a coleta de dados, organização e automação de tarefas e processos manuais.

 

Eagol – Realiza inspeção veicular de forma mais eficiente e automatizada, detectando danos externos em veículos por meio da análise de imagens, sem intervenção humana.

 

GreenPlat – Desenvolveu uma solução SaaS (Software as a Service) ESG (Environmental – Social – Governance) com arquitetura blockchain que gerencia KPIs ambientais, incluindo a gestão de resíduos, o controle de licenças ambientais e outros documentos, a rastreabilidade de processos e cadeia produtiva trazendo aterro zero, aumento da reciclagem, benefícios financeiros e eficiência. Além da gestão de resíduos e logística reversa, a startup iniciou, junto ao Fórum Econômico Mundial, uma frente de tecnologia para mapeamento e offset de emissões de carbono, ampliando assim a busca por uma produção mais limpa.

 

Sobre a parceria da Mercedes-Benz com a Liga Ventures

 

Em seus cinco anos de atividades, a Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil, já conta com mais de 50 corporações participantes e mais de 250 startups aceleradas.

 

Nesse período, a participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto a grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração e outros canais de inovação aberta, a empresa criou ações com parceiros como a Quattro, JettaCargo, Engage, Novidá, GAV, DriveOn, Membran-i, Evoy, Milênio, entre outras.

 

Sobre a Liga Ventures

 

A Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015, é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégias de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever.

 

Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 25 estudos, em temas como AutoTech, Retail, HR Techs, EdTechs, entre outros.

 

Para mais informações sobre a Liga Ventures, acesse: http://liga.ventures/

 

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

 

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

 

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

 

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022. (Mídia Truck Brasil/Érico Pimenta)