Prosper VLT, da Marcopolo Rail, inicia fase de testes para homologação

Blog do Ricardo Ribas

 

A Marcopolo Rail, divisão de negócios da Marcopolo destinada à fabricação de produtos metroferroviários, com o apoio da Giordani Turismo, inicia a operação dos testes de comissionamento do Prosper VLT. Os testes serão realizados no mesmo trajeto onde acontece o tradicional passeio da Maria Fumaça, em Bento Gonçalves.

 

A chegada do Prosper VLT à Estação está prevista para ocorrer no dia 9 de setembro. A partir desta data, até meados de outubro, a empresa fabricante será a responsável pelos testes do veículo que serão realizados das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa – percurso do tradicional passeio da Maria Fumaça – Trem do Vinho, da Serra Gaúcha.

 

“Os testes fazem parte das últimas etapas de homologação do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais”, comenta Petras Amaral, business head da Marcopolo Rail.

 

VLT não substituirá passeio com locomotiva histórica

 

As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão acontecendo normalmente, pela manhã e tarde durante o período de testes. O Prosper VLT será utilizado pela Giordani Turismo em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.

 

O Prosper VLT, lançado em dezembro de 2020, é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto.

 

“Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Amaral.

 

As propulsões podem ser a diesel com baixo nível de emissões, bimodal (sistemas diesel e elétrico operando alternadamente), híbrida (com baterias ou capacitores) ou elétrica. Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

 

Dados técnicos

 

  • Altura interna: 2.384 mm
  • Largura interna: 2.700 mm
  • Plataforma de embarque: 1,10m
  • Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m);
  • Número de portas: até 3 portas laterais de cada carro
  • Saídas de emergência: 4
  • Conformidade com as normas internacionais
  • Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas, etc.
  • Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros: Versão Urbana – 760 | Versão Intercidades – 280

(Blog do Ricardo Ribas)