Case transforma propriedade em modelo de agricultura digital

AutoIndústria 

 

A Case IH, marca de máquinas agrícolas da CNH Industrial, avança na área da agricultura de precisão ao apresentar a Fazenda Conectada. O projeto tem como objetivo mostrar os benefícios da conectividade ao produtor, que passa ter controle sobre todo o ciclo da produção em tempo real e de qualquer lugar.

 

A Fazenda Conectada permite demonstrar como as tecnologias disponíveis pela marca e apoio de parceiros são capazes de proporcionar mais produtividade e redução de custos, o que se traduz em eficiência. “É uma propriedade real, produzindo, que também servirá de laboratório para Case. Há imensas possibilidades a serem descobertas”, conta Rodrigo Alandia, gerente de Marketing de Produto da Case IH para América Latina.

 

O modelo proposto tem como peça central a internet e, com ela, o AFS Connect, uma plataforma de gestão que conecta máquinas, processos, serviços e pessoas. A ferramenta permite análise e controle em todas as etapas de produção.

 

No pré-plantio, por exemplo, entrega informações do solo, histórico climático, bem como desenvolve mapas tendo em vista relevo e maior aproveitamento do solo. Depois, determina pulverizações sob medida, monitora o desempenho das máquinas em busca de mais disponibilidade, rentabilidade e máxima produtividade.

 

De acordo com a Case, os benefícios já são vistos no primeiro ano após a introdução do conceito. “A conectividade permite de imediato processos com menos erros nas linhas plantadas e menos consumo de combustível”, observa Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

 

O executivo lembra de investimento adicionais, especialmente em instalações como antena, fundamental o sinal de internet. Garante, no entanto, que o custo se paga já primeiro ano. “Na soja, o investimento é de meia saca por hectare, mas ganha-se quatro sacas a mais na mesma área”, exemplifica Gonzalez.

 

A alta produtividade foi decisiva na escolha da propriedade para o projeto, pois dessa maneira se poderá comparar os resultados de antes e depois do uso conectividade. A Fazenda Conectada fica no município de Água Boa (MT) e tem 3 mil hectares plantados. O local, bem como a região ganhou antenas, rede aberta de internet 4G e todas as soluções disponíveis pela Case, de máquinas conectadas à plataforma de gestão.

 

“Poderemos aumentar a produção sem crescer a área de plantio, não estaremos mais falando em produtividade por hectare, mas por metro quadrado”, adianta Gonzalez.

 

Para dar impulso à transformação digital na qual a Case IH defende, a marca espera digitalizar 50 mil máquinas até 2024 e ter 18 AFS Connect Center, as centrais de monitoramento, até o fim de 2021 instalados na rede de concessionárias.

 

A agricultura digital, no entanto, não beneficia apenas a propriedade e o produtor, mas também o entorno. O projeto é baseado em internet aberta, no caso de responsabilidade da TIM na parceria. Com o sinal disponível também a população da região poderá usufruir de rede de alta velocidade. (AutoIndústria/Décio Costa)