Primeiro híbrido da Toyota, Prius se despede do Brasil, mas pode voltar

Jornal do Carro

 

Lançado no fim da década de 1990, o Toyota Prius revolucionou a indústria automobilística como primeiro carro híbrido produzido em série no mundo. No Brasil, o modelo chegou em 2013 já na sua terceira geração. Contudo, agora, o Prius se despede temporariamente do mercado brasileiro. Mas talvez não por muito tempo.

 

Peça-chave da hibridização da marca japonesa, o Prius nunca chegou a ser um sucesso de vendas por aqui, como é na Califórnia (EUA), por exemplo. Entretanto, serviu de base para o Corolla híbrido flexível, o primeiro do gênero que aceita gasolina e etanol em qualquer proporção.

 

Nessa linha, com o crescente domínio do SUV Corolla Cross e do irmão sedã, o Prius passou a ser um carro, digamos, sem sentido. Inclusive, o SUV da Toyota foi o híbrido mais vendido no primeiro semestre de 2021. Porém, ainda há esperanças do Prius retornar ao Brasil ainda em 2022. E como sempre pioneiro, com novidades tecnológicas.

 

Procurada pelo Jornal do Carro, a assessoria da Toyota explica que o principal motivo do veículo sair de venda no País é estratégia. No entanto, estão passando por um processo de avaliação para retomar as vendas com novas versões do modelo.

 

Trajetória no mercado brasileiro

 

O Prius chegou ao Brasil em 2013 na terceira geração. Logo depois, em 2016, recebeu sua quarta e atual geração, que foi reestilizada em 2019. Sob do capô, o modelo conta com um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e 14,4 mkgf de torque. Este trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Assim, juntos, entregam até 122 cv de potência combinada.

 

Toyota Corolla Cross

 

Em questões de valores, o primeiro híbrido da Toyota beirava os R$ 190mil. Mas começou a ter problemas de mercado quando a nova geração do Corolla e do Corolla Cross, que também contam com um motor 1.8 a combustão junto ao elétrico, chegou ao Brasil na versão híbrida flex. Assim, o Prius foi de 853 emplacamentos em 2019 para, apenas, 3 exemplares vendidos até julho de 2021.

 

No entanto, é importante dizer que, em questões de consumo, os índices do Prius eram muito melhores. Na cidade, as parciais de quilometragem eram de 18,9 km/l, e na estrada, de 17 km/l. Isso contra os 16,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente, do Corolla sedã. (Jornal do Carro/Jady Peroni)