Parques nacionais receberão caminhões de bombeiros inéditos para prevenção e combate a incêndios no Brasil

Blog do Caminhoneiro

 

O Governo Federal adquiriu 15 caminhões de prevenção e combate a incêndios, que serão usados em parques nacionais de todo o país. O investimento total foi de R$ 18 milhões, e a primeira unidade foi entregue ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

 

O caminhão recebido pelo ICMBio é do tipo Auto Bomba Tanque Florestal, inédito no Brasil, com capacidade para 7 mil litros de água, além de contarem com tração 4×4, mangotes laterais e bomba extra para operar mata adentro, com possibilidade de extensão da mangueira, além de esguicho-canhão para ataque rápido desde a beira da estrada, permitindo uma distância segura do fogo e a integridade física dos brigadistas.

 

Os caminhões irão beneficiar diversos biomas brasileiros, otimizando logística operacional e modernizando as atividades das brigadas em campo.

 

Além das ações de combate e prevenção, o Governo Federal lançou o Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, iniciativa conjunta do MMA, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

As estratégias estão alinhadas ao treinamento de brigadistas, queimas prescritas, aquisição de viaturas, o investimento em aeronaves, a contratação de mais de cem brigadistas para a Brigada Pronto Emprego, formada para acionamento imediato para todo o Brasil, além de mais de 1.500 brigadistas para atuação local, nas respectivas unidades de conservação. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)