Continental firma parceria com Kopernikus, especialista em inteligência artificial

Coisas de Agora

 

A Continental, empresa que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável, anuncia investimento na startup especializada em tecnologias de direção autônoma, Kopernikus Automotive. A parceria focará no desenvolvimento de soluções de automação de manobra recebe o nome de Automated Valet Parking (AVP).

 

Localizada em Leipizing, a Kopernikus desenvolve produtos inteligentes para a automação de manobras de veículos. Seus artigos contam com uma tecnologia sensorial instalada na infraestrutura dos automóveis e com o auxílio de algoritmos baseados em inteligência artificial que movimentam os veículos de maneira centralizada, garantindo a perfeição das manobras.

 

Em um futuro próximo, os motoristas entregarão seus veículos à uma infraestrutura que estacionará os automóveis de forma autônoma. A mediação será feita por meio de um aplicativo e os algoritmos baseados em inteligência artificial serão responsáveis por garantir uma orientação segura dos carros. A Kopernikus garante que os recursos poderão ser implementados de forma econômica em qualquer garagem, trazendo tecnologia de ponta para todos os estacionamentos.

 

O pré-requisito para obter o aparato de manobra é uma função adicional chamada de Central de Controle de Movimento, que converte a trajetória especificada pela infraestrutura inteligente no controle dos respectivos atuadores. Os componentes embarcados necessários para a instalação dos sensores são uma transmissão automática, um freio de estacionamento elétrico, assistência de direção elétrica e uma unidade de comunicação inteligente.

 

“No futuro, os carros nas fábricas, centros de logística e garagens serão movimentados de forma autônoma. A Kopernikus e a Continental estão trabalhando juntas para desenvolver uma solução segura, confortável e acessível. Na Continental, estamos trabalhando em duas soluções: um procedimento de estacionamento autônomo baseado em dados de sensores de veículos e uma solução baseada em infraestrutura semelhante a cruzamentos inteligentes”, afirma Ralph Lauxmann, chefe de Estratégia e Soluções Futuras para a área de negócios de Mobilidade Autônoma e Segurança na Continental.

 

Os recursos de AVP poderão ser vistos em prática pela primeira vez na IAA Mobility – exposição de automóveis que acontecerá em Munique de 6 a 12 de setembro. O foco do experimento será demonstrar a interoperabilidade – capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente com outro sistema – da solução baseada em infraestrutura com vários fabricantes de veículos e outros fornecedores de infraestrutura. “Durante a exposição poderemos vivenciar ao vivo como interagimos com diversos fabricantes e marcas de veículos para implementar estacionamento autônomo para todos”, afirma Stefan Jenzowsky, diretor administrativo da Kopernikus Automotive.

 

Continental

 

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos. (Coisas de Agora)