Senado aprova indicações de novos diretores para a ANTT

Agência Senado

 

Na última quarta-feira (7), o senado aprovou as indicações para os cargos de diretor-geral e integrante para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os dois indicados às funções foram sabatinados na terça (6) pela Comissão de Infraestrutura.

 

Para o cargo de diretor-geral, o engenheiro Rafael Vitale Rodrigues foi admitido por 41 votos a favor, 1 contrário e 1 abstenção. Ele cumprirá o mandato por cinco anos. O relator da sua indicação foi o senador Esperidião Amin (PP-SC).

 

Também foi aceita a nomeação do ex-chefe gabinete da presidência da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Guilherme Theo da Rocha Sampaio. Desse modo, ele integrará a diretoria da ANTT e seu mandato iniciará neste ano. Sampaio foi aprovado com 45 votos a favor, 4 contrários e 1 abstenção. O relator da sua indicação foi o senador Wellington Fagundes (PL-MT)

 

Rafael Vitale Rodrigues é engenheiro civil especializado em ferrovias. Passou pela iniciativa privada, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pelo Ministério da Infraestrutura. Recentemente, estava na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.

 

Guilherme Theo da Rocha Sampaio é advogado e foi assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais. Além disso, trabalhou na presidência da CNT de 2019 a 2021. Segundo o senador Wellington, o indicado pode integrar a diretoria da ANTT porque foi apenas empregado da CNT, e não membro de conselho ou diretoria (a legislação veda que essas pessoas assumam cargos em agências reguladoras). (Agência Senado)