Fiat Ducato faz 40 anos e ganha renovação na Europa

Estradão

 

A Fiat Profissional, divisão de veículos comerciais da marca italiana, acaba de lançar a nova linha Ducato 2021 na Europa. Dessa forma, o modelo chega aos 40 anos como líder de vendas no continente. Além da renovação, o modelo traz mais recursos tecnológicos. Sobretudo em relação à conectividade e assistência ao motorista.

 

Seja como for, na aparência as mudanças foram sutis. A Fiat preferiu preservar as características tradicionais das linhas do modelo, sem maiores intervenções.

 

Assim, a grade dianteira ficou maior e recebeu o novo emblema da marca italiana que passou a ser adotado recentemente. Ademais, ganharam atenção o conjunto ótico, com faróis mais afunilados, porém, mais eficientes.

 

Ampla lista de equipamentos

 

São todo full-LEDs, incluindo as luzes de seta, assim, a marca promete que o sistema entrega 30% a mais de luminosidade em comparação às lâmpadas convencionais.

 

Segundo a Fiat. a área de engenharia priorizou praticidade, conforto e conveniência. Assim, a nova Ducato oferece sistema de abertura de portas e do compartimento de carga. Bem como a partida sem necessidade de chave.

 

Além disso, o banco do passageiro se transforma em uma pequena mesa auxiliar. Ou seja, serve de suporte para trabalho ou mesmo para um lanche. Da mesma forma, há carregamento de celular por indução, sem fio. E também portas USB e tomada de 230 Volts.

 

Fiat Ducato promete respostas de automóveis

 

O motorista conta com volante menor e multifuncional. Dessa forma, a linha mantém o conceito de dirigibilidade parecida com a de automóveis. Da mesma forma, a direção agora tem assistência elétrica e a alavanca de câmbio foi redesenhada. Porém, foi mantida no painel.

 

Aliás, o quadro de instrumentos é totalmente digital e configurável. Além disso, a nova Ducato traz a plataforma de conectividade da marca, batizada de Uconnect. Dessa maneira, o modelo pode ser adaptado às necessidades do motorista e da operação.

 

Nesse sentido, contribui a central multimídia com tela de até 10,1 polegadas. Além disso. o sistema incorpora navegador GPS e permite o pareamento sem fio com os celulares por meio dos sistemas operacionais Apple CarPlay e Android Auto.

 

Sistemas de assistência à condução

 

Da mesma forma, há um amplo pacote de sistemas de assistência à direção. Por exemplo, há controle de velocidade adaptativo, que mantém a distância do veículo à frente. Bem como stop&go, que desliga e religa o motor automaticamente em paradas, como em semáforos.

 

No mesmo sentido, a linha tem frenagem automática de emergência. Ou seja, ao identificar risco de impacto, inclusive contra pedestres e ciclistas, a nova Fiat Ducato pode frear sozinha. Além disso, há sistema que evita a saída involuntária da faixa de rolagem.

 

Ou seja, há vários recursos sofisticados. Opcionalmente, a nova Fiat Ducato pode trazer até câmeras, que facilitam as manobras. Sobretudo em locais estreitos.

 

Quatro opções de motor

 

Da mesma forma, o trem de força também tem novidades. O motor turbodiesel Multijet é de terceira geração. Segundo a fabricante, além de ser mais leve a redução do consumo de combustível pode ser de até 7%. Ou seja, há diminuição também das emissões de poluentes.

 

Além disso, há quatro opções de potência. Ou seja, de 120 cv, 140 cv, 160 cv e 180 cv. Todos, associados a uma caixa de transmissão manual de seis velocidades ou automática de nove.

 

Segundo a Fiat, apesar de ter sido lançada há quatro décadas, a Ducato se mantém no topo do ranking de vendas do mercado europeu. Ou seja, modelo é líder de emplacamentos há sete anos consecutivos.

 

Nesse sentido, mesmo em 2020, apesar da crise sanitária que derrubou o mercado, a Fiat Ducato registrou aumento de 8% nas vendas em relação a 2019. Ou seja, teve 150 mil emplacamentos. (Estradão)