Bridgestone investirá R$ 700 milhões para ampliar fábrica na Bahia

O Estado de S. Paulo

 

A Bridgestone informou que investirá mais de R$ 700 milhões na modernização e ampliação da sua fábrica de pneus em Camaçari, na Bahia. Em comunicado, a companhia disse que a expansão aumentará em mais de 20% a capacidade produtiva da unidade e criará 420 novos empregos na região, entre posições fixas e temporárias. Segundo a empresa, as obras terão início no quarto trimestre de 2021.

 

O projeto da planta prevê um aumento na produção anual de 3,5 milhões para 4,3 milhões de pneus, com novas tecnologias de fabricação e aplicação de conceitos da indústria 4.0. A companhia informou que a unidade da Bridgestone em Camaçari se prepara para o crescimento da demanda por veículos elétricos, híbridos e sustentáveis – e os pneus de alto desempenho para equipá-los.

 

Com o avanço da agenda ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança), esse novo investimento faz parte do plano estratégico de negócios de médio e longo prazo anunciado pelo Grupo Bridgestone em fevereiro deste ano. A iniciativa quer “tornar a companhia uma líder em soluções sustentáveis até 2050, proporcionando valor social e para o cliente”.

 

Inaugurada em 2006, a planta da Bridgestone na Bahia emprega mais de 900 colaboradores diretos e 400 indiretos. Nela, são produzidos pneus para veículos de passeio, caminhonetes e picapes, destinados ao mercado de equipamento original (montadoras), reposição e exportação. A empresa também conta com outra fábrica de pneus, em Santo André (SP), e duas fábricas de bandas de rodagem Bandag, em Campinas (SP) e Mafra (SC). (O Estado de S. Paulo)