Mercado de automóveis na Europa supera 1 milhão de unidades em maio

AutoIndústria

 

Balanço das vendas de automóveis na Europa apresentado pela associação dos fabricantes da região, Acea, na quinta-feira, 17, aponta alta de 73,7% em maio, para 1,03 milhão de unidades ante 623,8 mil registradas no mesmo período do ano passado. Os números dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unido e do bloco da EFTA: Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia.

 

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as entregas somaram mais de 5,20 milhões de automóveis, volume 31,1% superior ao anotado um ano antes, de 3,96 milhões de unidades. De acordo com relatório, as acentuadas quedas observadas nos dois primeiros meses de 2021 foram compensadas pelas altas em março, abril e maio.

 

Os quatro maiores mercados da Europa chegam ao final do período com significativos crescimentos porcentuais de dois dígitos no acumulado até maio. A Itália lidera com 62,8%, seguida pela França (50,1%), Espanha (40,0%) e Alemanha (12,8%).

 

Segue no lugar mais alto do pódio o Grupo Volkswagen com registro de 1,35 milhão de automóveis vendidos, o que representou participação de 26% nas entregas totais de janeiro a maio. Logo atrás, aparece a Stellantis, com 1,2 milhão de unidades negociadas ou 21,5% das vendas na região. O Grupo Renault preserva o terceiro lugar ao apurar 434,2 mil automóveis vendidos, 17,8% dos emplacamentos. (AutoIndústria)