IVECO destaca a produção de 220 mil unidades no Brasil

O Tempo

 

O momento é extremamente positivo para a operação da IVECO no Brasil. A montadora alcançou as 220 mil unidades produzidas, desde 2000, no complexo industrial em Sete Lagoas (MG). Além do número de destaque na produção de veículos comerciais, a marca registrou crescimento de 66% no primeiro quadrimestre deste ano, contratou colaboradores temporários e executivos para as áreas de atendimento ao cliente e planejamento e continua o processo de ampliação da capilaridade da rede de concessionárias, que deve terminar o ano com 100 pontos de atendimento em todo o território nacional.

 

Crescimento

 

“Os números mostram que atualmente somos a montadora que mais cresce no país, graças a profissionais competentes escrevendo, dia a dia, essa história de sucesso. Seja na fábrica, onde investimos pesado em processos produtivos e na segurança de nossos colaboradores, seja nos escritórios ou em home office, nosso time é incansável na busca por um objetivo em comum: a satisfação total do cliente”, diz Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul. O executivo destaca que o próximo grande passo a ser dado na fábrica mineira é a produção de veículos movidos a gás natural. “Vamos iniciar os testes com caminhões a gás em 2021 e, em breve, Sete Lagoas poderá ver os primeiros modelos GNV saindo da linha de montagem”, finaliza Querichelli.

 

Elevado padrão de qualidade

 

É na unidade fabril de Sete Lagoas (MG) que a IVECO desenvolve, produz e testa veículos comerciais com base nos conceitos do World Class Manufacturing (WCM), que significa Produção de Classe Mundial. Izidro Penatti, diretor do Complexo Industrial da IVECO, destaca que o WCM é um dos mais elevados padrões da indústria de fabricação global para o gerenciamento integrado de fábricas e processos de produção, e é com base nisso que a montadora continua trabalhando para superar novas marcas de produção e ampliar a participação em todos os segmentos do transporte.

 

Campo de provas

 

A estrutura conta com um Campo de Provas e com um Centro de Desenvolvimento de Produto, fundamental no plano estratégico da marca para desenvolver produtos pensando nas necessidades e nos diferenciais de cada mercado em que atua. Exemplo mundial de eficiência pelo alto nível de flexibilidade produtiva, a unidade fabril demandou investimentos de R$ 570 milhões e foi inaugurada em 2000, quando a montadora iniciou a produção de veículos leves, depois expandiu para veículos médios e pesados e chassis para ônibus. O portfólio atual conta com produtos das linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. No transporte de passageiros se destacam a Daily Minibus e os chassis 10-190 e 170S28.

 

Sustentabilidade

 

Destaque também para a sustentabilidade. Na planta de veículos comerciais ações são realizadas com o objetivo de ampliar a disponibilidade e a gestão sustentável da água: redução do consumo de água no processo de pré-tratamento da unidade de pintura e eliminação do consumo de água na operação de lavagem das carrocerias dos veículos, por meio de tanque pulverizador 05. O resultado é a redução de 1.433 m³ de água utilizada por ano. (O Tempo)