Stellantis vai lançar carros elétricos de Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot no Brasil

Jornal do Carro

 

Faz menos de um mês que a Stellantis confirmou que vai lançar dois carros elétricos no 2º semestre. O grupo automotivo, que nasceu da fusão da FCA com a PSA em janeiro deste ano, vai investir pesado na eletrificação. Por isso, confirmou as vindas do Fiat 500e e do Peugeot 208 e-GT. Agora, a novidade é que Citroën e Jeep também terão modelos a eletricidade.

 

Ao menos é o que confirmou o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa. Em entrevista à Folha de Pernambuco, o executivo deu mais detalhes da estratégia de eletrificação do grupo no Brasil. A empresa já firmou, por exemplo, parceria com a Ecovagas para instalar 200 pontos de recarga de carros eletrificados nos próximos meses.

 

“Primeiro vamos testar o mercado, por cerca de 5 a 6 anos, (mas) ainda não tem nada definido. Até o final do ano deve chegar o 500, da Fiat, o Jeep Compass, assim como um Peugeot e outro Citroën. Tudo será materializado com novidade em infraestrutura”, declarou Antonio Filosa.

 

Segundo o executivo, a Stellantis vai “importar carros de todas as marcas, para entender o quanto o mercado é acolhedor com essas tecnologias”.

 

Citroën e Jeep na tomada

 

Na entrevista, Antonio Filosa não diz que modelos virão ao Brasil. Entretanto, na gama da Jeep já sabemos: será o Compass 4xe, versão híbrida do tipo plug-in, recarregável em tomadas e com modo puramente elétrico. O modelo combina o motor 1.3 turbo a outro elétrico de 60 cv que traciona as rodas traseiras. Assim, oferece tração 4×4.

 

Do lado da Citroën, não está claro qual será a aposta da Stellantis. Recentemente, a marca do duplo chevron lançou na Europa o e-C4 (foto), verão elétrica da nova geração Citroën C4, que virou um crossover. O modelo usa uma bateria de 50 kWh e um motor de 136 cv (100 kW). Além dele, a francesa tem o SUV maior C5 Aircross em versão híbrida plug-in.

 

Citroën e-C4 elétrico Stellantis

 

Conforme antecipamos no Jornal do Carro, a volta do Fiat 500 virá por meio da sua variante elétrica, o 500e, já flagrado em testes no Brasil. Segundo o Autos Segredos, o hatch virá importado na versão de topo Icon. O seu motor elétrico tem 85 kW e gera até 118 cv, além de 22,4 mkgf de torque.

 

Desse modo, o Fiat 500e acelera de zero a 100 km/h em rápidos 9 segundos. Mas a velocidade máxima não ultrapassa os 150 km/h.

 

Fiat 500e elétrico Stellantis

 

Já o Peugeot 208 e-GT, testado pelo Jornal do Carro, enfim terá vendas para o público geral. O elétrico importado de Trnava, na Eslováquia, deu um show no desempenho. Com a mesma bateria de 50 kWh, o motor elétrico do 208 e-GT produz os 136 cv do Citroën e-C4, bem como um torque de 26,5 mkgf. Assim, arranca de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.

 

Parceria com a Estapar

 

De acordo com a Stellantis, os pontos da Ecovagas conseguirão abastecer cerca de 80% da bateria em aproximadamente 3 horas. Em um primeiro momento, 23 cidades em 10 estados receberão as estações em locais como shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino com estacionamentos administrados pela Estapar. (Jornal do Carro)