Agronegócio e mineração ganham força na economia do Brasil

Frota & Cia

 

O agronegócio e a mineração ganham força no país e maior importância no Produto Interno Bruto (PIB). Os setores foram alavancados pela alta da demanda por commodities nos países que se recuperam da crise causada pela pandemia.

 

Desse modo, as evidências aparecem na alta das exportações, no pagamento de impostos, nos balanços financeiros das empresas do setor e na atração de investimentos.

 

De acordo com o pesquisador do Ibre/FGV e responsável pelo Monitor do PIB, Cláudio Considera, o peso da agropecuária na economia passou de 6,8%, no primeiro trimestre de 2016, para 12,6% no mesmo período deste ano. Na mesma comparação, o extrativismo mineral foi de 0,9% para 3,5% do PIB.

 

Se considerado a cadeia de insumos, indústria e serviços ligados a produtos do campo, a agropecuária já responde por 26,6% do PIB. Os dados foram estimados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq (USP). Esse é o maior patamar desde 2004 e há expectativa de que esse número seja maior em 2021. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)