Iveco fecha parceria estratégica para desenvolvimento de caminhões sem motoristas

Blog do Caminhoneiro

 

A Iveco assinou um contrato, chamado de Memorando de Entendimento, com a empresa Plus, uma das líderes globais em transporte rodoviário autônomo, para desenvolvimento conjunto de caminhões autônomos, aqueles que não precisam de motoristas para realizar operações completas de transporte.

 

O primeiro caminhão a ser construído pelas empresas em conjunto será o S-Way, pesado de última geração lançado pela Iveco há pouco tempo para o mercado europeu, e que também serve de base para os caminhões elétricos e a hidrogênio da Nikola.

 

O S-Way vai receber um sistema chamado de PlusDrive, que permite a condução autônoma do veículo. Além disso, o S-Way será movido a gás natural liquefeito.

 

“A cooperação com a Plus representa uma excelente oportunidade para acelerar o desenvolvimento dos mais altos níveis de automação de caminhões pesados. A Iveco já está trabalhando em soluções junto com empresas selecionadas, mas quando se chega ao nível 4 de autonomia, é necessário criar um ecossistema de parceiros. Graças à sua liderança em tecnologia, seu pensamento não linear e relações estabelecidas com os mesmos principais fornecedores de componentes, a Plus é a parceira perfeita para acelerar este processo”, disse Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia da Iveco.

 

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Iveco, que compartilha nossa visão de um futuro mais seguro e sustentável por meio de caminhões autônomos. Nossas equipes trabalharão de perto para desenvolver e implantar caminhões autônomos, incluindo um movido a gás natural. A presença global da Iveco em mais de 160 países nos permitirá acelerar nossa implantação comercial e ampliar o impacto de nossa tecnologia de direção autônoma”, disse Shawn Kerrigan, cofundador da Plus. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)