Rodízio de veículos contínua das 20h às 05h nesta semana na fase vermelha em São Paulo

Diário do Transporte

 

O rodízio municipal de veículos noturno para carros, das 20h às 05h, continuará na capital paulista mesmo com a entrada em vigor da fase vermelha do Plano São Paulo de combate à covid-19 a partir de segunda-feira, 12 de abril de 2021, em substituição da fase emergencial.

 

A informação foi confirmada no fim da tarde de sexta-feira (09) pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e pela SMT (Secretária Municipal de Transportes) em resposta ao questionamento do Diário do Transporte.

 

Em nota, a administração municipal diz que o rodízio noturno continuará para carros porque mesmo com a fase vermelha, o Governo do Estado manteve o toque de recolher das 20h às 05h

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que, devido à manutenção do toque de recolher determinado pelo Governo do Estado, o rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa. A medida, adotada desde o dia 22 de março, tem o objetivo de diminuir a circulação no horário noturno, acompanhando a restrição decretada pelo Estado.

 

Segue suspenso o funcionamento do rodízio para carros em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

 

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

 

Final de placa – dia da semana

 

  • 1 e 2 – das 20h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 20h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 20h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 20h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 20h de sexta-feira às 5h de sábado

 

Caminhões, Zona Azul, ônibus e vans de fretamento 

 

Na nota, a CET informou que as demais restrições, como rodízio e área de circulação para caminhões, Zona Azul e delimitações para vans e ônibus de fretamento continuam sem alterações.

 

Caminhões e demais restrições

 

É importante ressaltar que os caminhões continuam seguindo as regras do rodízio municipal tradicional, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

 

Ficam mantidos também o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

 

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos no prontuário do motorista.

 

Por meio de nota, em relação às novas medidas relativas à pandemia do coronavírus anunciadas pelo Governo do Estado, a Prefeitura de São Paulo informou:

 

A vacinação dos Professores teve início no sábado (10/04), mediante a apresentação obrigatória de documento de identificação com data de nascimento e CPF, além de ter feito cadastro antecipado na plataforma VacinaJáEducação (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao).

 

A vacinação 67+, na Cidade de São Paulo será antecipada para o dia 13/04, terça-feira, um dia depois do anunciado pelo Governo do Estado, por conta de o recebimento das doses estar programado para o final de semana, o que inviabiliza a logística de distribuição em tempo para iniciar antes.

 

Conforme anunciado anteriormente, com o fim da fase emergencial, aulas retornam na 2ª feira (12/04), limitadas a 35%.

 

O rodízio na cidade de São Paulo permanece no período noturno, entre 20h e 05h, acompanhando o toque de restrição mantido pelo Governo do Estado. Os caminhões continuam seguindo as regras do rodízio municipal tradicional, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)