Mercado de implementos mantém recuperação e cresce mais de 41% no trimestre

Frota & Cia

 

Apesar da pandemia, o mercado de implementos acaba de fechar o primeiro trimestre com um crescimento expressivo. O volume de emplacamentos do segmento nos três primeiros meses de 2021 foi 41,54% maior que mesmo período do ano passado. Assim, foram entregues ao mercado 35.883 unidades ante 25.351 produtos em 2020.

 

“O resultado do trimestre mostra que os negócios estão se consolidando de forma favorável ao setor”, diz Norberto Fabris, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

 

Por enquanto, as interrupções anunciadas pelos fabricantes de caminhões causaram pouco efeito nas operações da indústria de implementos rodoviários. “Operamos com carteira de longo prazo e estamos realizando as entregas das vendas já acertadas”, explica. A falta de componentes tem afetado a produção. No entanto, a agilidade dos fabricantes em buscar alternativas tem amenizado o problema de entrega, que está ocorrendo com boa regularidade.

 

Vendas por segmento

 

O segmento de Reboques e Semirreboques registrou no primeiro trimestre de 2021 variação positiva de 61,71%, e foi o grande destaque do período. Em três meses, a indústria entregou 21.299 unidades.

 

No setor de Carroceria sobre chassis o total de emplacamentos registrado nos três primeiros meses do ano também se manteve positivo. De janeiro a março de 2021 a indústria distribuiu 14.584 unidades, contra 12.180 no primeiro trimestre de 2020. Dessa forma, representando uma variação positiva de 19,74%. (Frota & Cia/André Garcia)