Novo SUV indiano feito com a Mahindra pode substituir o Ford Ecosport

Jornal do Carro

 

A parceria firmada em 2019 entre Ford e Mahindra está próxima de gerar os primeiros frutos. Um flagra recente feito em Nova Delhi, na Índia, mostra a dianteira de um SUV que a norte-americana está criando com a indiana. E esse modelo pode substituir o atual Ecosport.

 

Segundo a imprensa local, o novo SUV da Ford é tratado pelo código CX757. Trata-se de um utilitário compacto com chassi em monobloco e 4,30 metros de comprimento. Ou seja, o modelo será um pouco maior que o Ecosport atual, que mede 4,09 m sem o estepe na traseira.

 

Tamanho de Creta, HR-V e Kicks

 

Com dimensões semelhantes às de Honda HR-V, Hyundai Creta e Nissan Kicks, o novo SUV da Ford na Índia terá tração dianteira ou integral. Por isso, é esperado que tenha preços na faixa destes e de outros rivais, como o Kia Seltos – que também pode pintar no Brasil.

 

O utilitário usará a mesma plataforma da nova geração do Mahindra XUV500, cujo lançamento está previsto para o início de 2021. Assim, a arquitetura está sendo desenvolvida em conjunto pelas fabricantes.

 

Da mesma forma, a mecânica deverá ser compartilhada do SUV indiano. E dessa maneira, são esperados no modelo o motor 2.0 aspirado a gasolina de 152 cv e 32,6 kgfm, além de um 2.2 turbodiesel de 132 cv e 30,6 kgfm.

 

Em suma, as montadoras planejam lançar cinco novos veículos nos próximos anos na Índia. Dois deles terão o escudo da Mahindra, enquanto os demais carregarão o oval azul da Ford.

 

Design do estúdio Pininfarina

 

Os futuros modelos de Ford e Mahindra contarão com um reforço de peso no design. Todos serão desenhados pelo renomado estúdio Pininfarina, que foi comprado pela montadora indiana. Já de saída, isso pode ser visto no flagra e na projeção do designer Soheb R. Kalania, do Indian Auto.

 

Se ficar como o SUV que aparece coberto por uma capa, o sucessor do Ecosport terá visual distinto e moderno. A dianteira traz uma enorme grade preenchida por pequenas barras cromadas que dão efeito tridimensional, bom como integra os faróis formados por três filetes de LEDs.

 

Assim, os projetores principais e as luzes de neblina ficam integrados nas seções verticais das extremidades do para-choques. E este traz uma entrada inferior central com uma moldura prateada que se faz de quebra-mato, conferindo um toque fora-de-estrada ao visual.

 

Marca pode ter SUV menor

 

Com um substituto maior para o Ecosport, a Ford planeja fazer outro SUV de entrada. É o que publicou o colunista do portal UOL, Jorge Moraes. Segundo o jornalista, a Ford trabalha em um utilitário menor que o Ecosport, que vai ser, portanto, o SUV mais barato da marca.

 

Dessa forma, o modelo deverá ter proposta e dimensões similares às do Nissan Magnite, que está previsto para estrear no início de 2021 na Índia. O SUV está cotado para ganhar produção na fábrica de Resende (RJ), ocupando o lugar do hatch compacto March, que saiu de linha.

 

A Ford está passando por uma grande reestruturação no mundo. E essa reconstrução já aparece na gama de veículos da marca. Neste ano, a montadora tirou o Fusion de linha e lançou no Brasil o Territory, um SUV de origem chinesa. Em resumo, o foco da empresa são os SUVs e picapes. (Jornal do Carro)