Comissão Europeia aprova fusão de Fiat e Peugeot, mas com exigências

O Tempo

 

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, aprovou a fusão da montadora Fiat Chrysler Automobiles (FSA) com a Peugeot, segundo comunicado emitido na manhã desta segunda-feira (21). A transação vai resultar no quarto maior grupo automotivo do mundo, que receberá o nome de Stellantis.

 

O acordo de fusão, contudo, seguirá normas restritivas para garantir a concorrência no setor. Uma parceria existente entre Peugeot e Toyota para produção de pequenos veículos comerciais deverá ser ampliada e termos de manutenção de automóveis deverão ser alterados para facilitar acesso de concorrentes à rede de reparação.

 

“Podemos aprovar a fusão da Fiat e da Peugeot porque seus compromissos facilitarão a entrada e a expansão no mercado de pequenas vans comerciais. Nos outros mercados onde os dois fabricantes automotivos estão atualmente ativos, a concorrência permanecerá vibrante após a fusão”, diz a vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência. (O Tempo)